Política Titulo Dados da Justiça Eleitoral
Biometria atinge só 9% do eleitorado da região

Dos 2,2 milhões de eleitores do Grande ABC, apenas 199 mil estão cadastrados na teconologia

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
01/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
ABr/Divulgação


A quantidade de eleitores do Grande ABC que já estão cadastrados na biometria atinge apenas 9,83% do eleitorado da região em 2015. Dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de dezembro – último levantamento realizado – mostram que o número de votantes aptos a serem reconhecidos pela impressão digital é de 199.323, ante 2,2 milhões de votantes das sete cidades (com base no pleito de 2014).

De acordo com o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), em nenhum município do Grande ABC o cadastramento é obrigatório, já que o novo sistema de identificação do eleitor só será utilizado numa cidade quando 100% dos votantes estiverem cadastrados. “Não há previsão para a conclusão dos trabalhos no Grande ABC ”, diz o TRE-SP. A meta da Justiça Eleitoral, entretanto, é cadastrar todos os títulos brasileiros até 2018, quando ocorrem eleições para presidente da República, governadores, deputados e senadores.

Até lá, todos os cartórios do Estado estão realizando o cadastro dos eleitores na biometria de forma espontânea. “Considerando o expressivo número de eleitores, o objetivo do TRE-SP é alimentar aos poucos o cadastro dos municípios. A ideia é evitar grandes aglomerações nos cartórios no futuro, quando o cadastramento se tornar obrigatório”, explica a Justiça Eleitoral paulista.

Na região, a maior proporção de eleitores alistados na biometria está em São Bernardo, onde 20,93% (124.402) do eleitorado já está cadastrado – a cidade possui 594.386 pessoas aptas a votar. Em seguida, aparece Diadema, com 31.090 eleitores inseridos na tecnologia, o que representa 9,57% dos votantes do município (324.889).

Segunda cidade com maior número de eleitores do Grande ABC, Santo André (tem 561.528) aparece em terceiro no ranking do cadastramento biométrico na região: apenas 5,37% (31.090) do eleitorado estão habilitados a serem reconhecidos pela impressão digital (veja lista ao lado).

O QUE É

Utilizado no Brasil em diversos lugares para melhorar a segurança e aperfeiçoar o registro dos brasileiros, o sistema biométrico está sendo usado pela Justiça Eleitoral para melhorar o reconhecimento de eleitores na hora do voto, garantindo assim mais segurança para as eleições. Com a impressão digital, a identificação é confirmada antes do voto.

Nas eleições de 2014, cerca de 21 milhões em todo o País estavam inseridos nesse método. Em 770 municípios, incluindo 15 capitais, de todos os Estados e do Distrito Federal, a tecnologia foi usada no dia do pleito. Em São Paulo, 3,6 milhões estão cadastrados.

Nos cartórios, o alistamento da biometria é realizado por meio de agendamento na internet (www.tre-sp.jus.br). As unidades do Poupatempo em Santo André, São Bernardo e Diadema possuem postos do TRE-SP e realizam o cadastramento sem necessidade de marcar data. Para a eleição de outubro, o prazo é 4 de maio. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;