Economia Titulo Postergação
Petrobras prorroga contrato por 45 dias

Risco de 31 mil demissões por fechamento
de fábricas da Braskem na região permanece

Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
31/10/2015 | 07:04
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A direção da Petrobras aprovou ontem aditivo para a prorrogação, por 45 dias, do contrato de fornecimento da nafta, que é um derivado de petróleo, para a petroquímica Braskem. A decisão, no entanto, foi criticada por representantes do setor químico, tanto do lado dos trabalhadores quanto das empresas, e também por integrantes de entidades do Grande ABC.

A região tem no segmento um dos pilares da economia, respondendo por cerca de 60% da arrecadação de Mauá e 30% da de Santo André, e se não houver acordo para o suprimento desse insumo, existe o risco de fechamento de fábricas do polo petroquímico, com ameaça de perda de 31 mil empregos, sendo 11 mil na área química e 20 mil na plástica.

“(O aditivo) Não resolve nada, só aumenta a agonia por mais 45 dias”, diz o presidente da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), Fernando Figueiredo. “Há praticamente um ano essa situação vem sendo prorrogada. O grande problema é que dessa forma não se consegue realizar investimentos, já que não se tem a garantia de matéria-prima no longo prazo”, citou. O último aditivo, que teve dois meses de duração e foi estimado em R$ 1,5 bilhão, venceria hoje, trazendo a possibilidade de a petroquímica ficar sem o insumo para operar.

“Para nós é um paliativo, vamos continuar na mobilização”, afirmou, por sua vez, o presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, Raimundo Suzart. Ontem, a entidade organizou protesto em frente ao escritório da Petrobras em São Paulo, na Avenida Paulista, contra a possibilidade de falta de fornecimento. Ele assinalou ainda que não entra no mérito da questão financeira – do custo do derivado do petróleo cobrado pela estatal –, mas pede “que haja matéria-prima para suprir as indústrias químicas do País”. “Precisamos de uma definição concreta”, disse o deputado federal Alex Manente (PPS), que coordena a área petroquímica da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Química.

O prazo de prorrogação também causou indignação no presidente da Agência de Desenvolvimento do ABC, o prefeito de Mauá, Donisete Braga. “Não estamos falando de um setor secundário, é um segmento que produz a riqueza do Brasil e, em especial, do Grande ABC”, afirmou. Toda a indústria química nacional representa 10% do PIB (Produto Interno Bruto) industrial do País. “Eu espero que ao fim desses 45 dias haja uma definição de longo prazo”, disse.

A negociação entre a Braskem e a Petrobras vem se arrastando há mais de um ano. Um dos entraves é que a estatal do petróleo tem dado preferência a suprir a petroquímica com o insumo trazido do Exterior, deixando para utilizar sua produção de nafta para fazer gasolina. E, por isso, quer adicionar custos de logística à cotação, que usa como referência a europeia – que já é uma das mais caras do mundo. “Isso significaria elevar em 5% a 7% esse preço, que já é caro”, explicou Figueiredo.

A Braskem tem 70% de sua necessidade de matéria-prima suprida pela estatal e os restantes 30% são importados diretamente pela empresa, da Venezuela e de países do Norte da África. Porém, segundo especialistas, ficaria inviável ampliar o percentual importado, devido ao custo alto e também pela dificuldade logística, entre outros motivos, porque a Petrobras detém a preferência de utilização dos terminais de petróleo e derivados, nos portos, pertencentes à Transpetro – que é filial da estatal.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;