D+ Titulo
Vaivém dos casais bumerangues
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
06/06/2010 | 07:13
Compartilhar notícia


O Dia dos Namorados é comemorado no sábado (12) no Brasil, mas tem casal que ainda não sabe se vai estar junto ou separado. Não porque não se ama mais, mas porque rola uns atritos. É o chamado namoro ioiô, em uma hora está no maior love, na outra é cada um para o seu lado.

É o que acontece com Izabela Pariz e Iago Nascimento, ambos 16 anos, de São Bernardo. Em pouco mais de dois anos de namoro, eles terminaram e voltaram dezenas de vezes. Em geral, ficam alguns dias sem se falar, mas uma vez chegaram a permanecer separados por quase um mês. "Na verdade, a gente se gosta tanto que não consegue ficar um sem o outro; não adianta", confessa Izabela.

O principal motivo das brigas, segundo ela, é o ciúme excessivo do namorado. "Às vezes, cansa de tanto ciúme. Desgasta o relacionamento, é complicado." Iago confirma: "Assumo que tenho ciúmes, mas estou melhorando. Acho que ficamos mais maduros e estamos aprendendo com os erros. Não gosto de brigar com ela. Sempre que acontece, peço desculpas."

No clube dos relacionamentos ioiô, além das idas e vindas que parecem infinitas, rola muito sofrimento dos dois lados. É um desgaste emocional enorme. "Toda vez que a gente briga, fico mal. Choro bastante. Minhas lágrimas um dia vão secar ou eu canso de vez", diz Aline Borges, 17, de São Caetano.

No momento, ela e o namorado Robson Santos, 18, estão em uma fase boa, mas nunca se sabe. "Brigamos por bobeira; depois, quando reatamos, parece que nada aconteceu. Acho que fomos feitos um para o outro, mesmo", afirma o garoto. Aline concorda: "Gosto muito dele e não quero perdê-lo. Um dia vamos nos acertar."

Sem dar um tempo nem terminar pela net
Terminar a relação é muito melhor do que ‘dar um tempo', na opinião dos entrevistados pelo D+. "Dar um tempo é sinônimo de vou terminar para ficar com outra. É melhor terminar de uma vez", afirma Anna Larissa Feitosa, 17, de Santo André.

Também é condenável acabar o relacionamento pela internet, telefone, MSN, SMS ou Twitter - como dizem as fofocas que Joe Jonas fez com Demi Lovato. "Quem faz isso não tem caráter nem um mínimo de respeito pela pessoa. É mais difícil, mas o olho no olho é ainda mais sincero", garante Raphael Picheco, 16. Mesmo assim, de acordo com pesquisa feita pela loja virtual Lovehearts, 48% da galera com menos de 21 anos já deu ou levou um pé na bunda on-line.

Ciclo amoroso chega a viciar
Por que alguns relacionamentos são como bumerangues? Os motivos dependem de cada casal. Crises de ciúmes, insegurança exagerada, medo da solidão, personalidades muito fortes, baixa autoestima são algumas das causas do vaivém.

"O que acontece é que as pessoas se amam, mas não combinam, discordam de muitas coisas. Quando se afastam, sentem saudades e reatam. Então, o ciclo recomeça porque não conseguem ficar um sem o outro", explica Ailton Amélio da Silva, psicólogo especialista em relacionamento amoroso.

O psiquiatra Marco Antonio Spinelli completa que casais io-iôs são muito intensos. "A relação é forte o tempo todo. O outro significa tudo. Mas quando a pressão fica insuportável, o namoro acaba se rompendo."

A intensa troca de ‘ficantes', na opinião de Spinelli, pode abalar. A impressão de ter milhares de possíveis pretendentes causa sensação de perda, e o ato de terminar é uma chance para conhecer alguém novo. "Se fica só com um, parece estar abrindo mão de outros 20."

Mantenha o respeito
Os especialistas concordam que quando rola falta de respeito é preciso quebrar o ciclo e, em muitos casos, recorrer à ajuda de uma terapia. "Não há amor que justifique abrir mão da dignidade e da autoestima. Não há nenhum tipo de abuso emocional ou mesmo físico que justifique o relacionamento", afirma o psiquiatra Spinelli, que reforça: "As brigas magoam e deixam cicatriz. Quando os pontos negativos do namoro ultrapassam os positivos, é hora de terminar. E definitivamente." Confira dicas de como evitar esse vaivém:

O casal precisa conversar muito e manter, acima de tudo, relação de respeito. Cada um deve estabelecer para si o limite do que pode e não pode suportar.

Durante a discussão, é preciso tomar muito cuidado com as palavras e as atitudes. Não há problema em discordar da opinião do outro, desde que se mantenha o respeito.

Nunca discuta por MSN, SMS, Orkut, Twitter, telefone. Não dá para saber o que realmente o outro está sentindo.

Faça a pessoa sempre saber o por-quê está com ela, o quanto a ama.

Caso sinta dependência extrema do outro ou dificuldade de ficar só, é hora de procurar ajuda psicológica.

Casais famosos
KELLAN LUTZ e ANNALYNNE MCCORD
Eles se conheceram em 2003 quando foram modelos da marca Abercrombie e já rolou uma química. Os boatos são que eles começaram a namorar em 2009 e terminaram em outubro do mesmo ano. Mas, os últimos flagras mostram o casal aos beijos.

SAMANTHA RONSON e LINDSAY LOHAN
Se elas estão juntas ou separadas, ninguém sabe. Desde que romperam, depois de dois anos, em abril de 2009, a atriz já foi vista na casa da DJ inúmeras vezes. Há quem diga que só Lindsay está interessada em reatar e que ainda é apaixonada pela ex.

JUSTIN TIMBERLAKE e JESSICA BIEL
Desde que começou, em 2008, o namoro dos dois atores foi sempre cercado por rumores de traição de Justin, inclusive, com a ex Cameron Diaz. Eles terminaram e voltaram várias vezes, mas, no mês passado, foram vistos andando de mãos dadas.

JENNIFER ANISTON e JOHN MAYER
A atriz terminou em agosto de 2008, mas eles reataram no mesmo ano. Em março de 2009 rolou outra briga e tudo foi para os ares. Na época, o cantor ficou chateado por Aniston ter dito que ainda amava Brad Pitt. No começo do ano, John declarou que ainda ama Jennifer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;