Cultura & Lazer Titulo
Microsoft abre código fonte do Office para 60 países
Da AFP
20/09/2004 | 08:18
Compartilhar notícia


A Microsoft, maior empresa mundial de informática, revelará o código fonte de seu conjunto de produtos Office a mais de 60 países numa tentativa de lutar contra a concorrência dos programas gratuitos, como o Linux. O comunicado com a decisão foi divulgado em Paris.

A abertura do código fonte, que contém os dados do programa de computador, integra o GSP (Programa de Segurança Governamental). Firmado em janeiro de 2003, o acordo permite que os governos tenham acesso ao código dos produtos Microsoft Office (que inclui, entre outros, os programas Word, Excel e PowerPoint), mas não permite modificações.

Segundo o Wall Street Journal, que cita vários especialistas, o conhecimento do código fonte serve para detectar as falhas de fabricação ou de segurança de um programa. Mais de 30 países assinaram o acordo com a Microsoft, incluindo China e Rússia, e quase 60 governos já têm acesso ao código fonte.

"O GSP demonstra nosso compromisso de colaborar com os governos do mundo inteiro para encontrar soluções adaptadas a suas necessidades em tecnologia de informação", afirma John Murray, diretor da Microsoft no comunicado.

Segundo Ted Schadler, analista do Instituto Forrester Research citado pela revista americana Wired, a abertura do código fonte do Microsoft Office (que já revelou o código do Windows) é uma maneira de lutar contra a concorrência de programas gratuitos, como o OpenOffice, que estão ganhando terreno no mercado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;