Contexto Paulista Titulo
Em apoio à produção agrícola
Por Wilson Marini
Para o Diário do Grande ABC
06/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O governo do Estado deve implementar duas ações positivas envolvendo a agricultura e o meio ambiente. Numa delas, a Secretaria estadual de Agricultura vai incentivar o desenvolvimento de cooperativas agrícolas como forma de fortalecer a produção de pequenos produtores. A ideia é ajudar com contribuição técnica, orientações e recursos por meio do Programa de Microbacias. Um exemplo a ser seguido é o da Coaf (Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar), de Bebedouro, criada em 2003 para comercializar a produção de laranja em conjunto. Atualmente com 1.020 cooperados de todo o Estado, a cooperativa diversificou sua atuação, passando a negociar verduras, legumes e frutas. Fruto de convênio entre o governo do Estado e o Banco Mundial, o Programa de Microbacias, tem o objetivo de investir recursos em incentivos para que os agricultores paulistas adotem práticas conservacionistas e tenham produção ecologicamente adequada, bem como favorece, por meio de capacitação, organização rural e difusão de alternativas à geração de renda e emprego no meio rural. Há cerca de 4.500 microbacias no Estado. A outra novidade é na área ambiental. Piracaia foi o município escolhido para dar início ao programa Nascentes com o objetivo de restaurar uma represa do Sistema Cantareira. O governo estadual organiza o plantio de árvores nativas. Espécies como amendoim-bravo, açoita-cavalo, angico-branco, angico-da-mata, araçá-amarelo, aroeira-pimenta, ingá-mirim, ipê-amarelo, ipê-rosa, jequitibá-rosa, monjoleiro e pitanga formarão a mata ciliar e vão ajudar os recursos hídricos. A secretária de Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, ressaltou que é preciso dar escala ao programa, de modo a atingir todo o Estado de São Paulo.

Investimentos
4 O governador Geraldo Alckmin (PSDB) inaugurou fábrica de empilhadeiras da Nacco, em Itu. A empresa investiu R$ 40 milhões na construção de planta de 19 mil metros quadrados que iniciou as operações esta semana com 300 funcionários.

4 A AGCO, player mundial em maquinário agrícola, anunciou a implantação do 1º laboratório de controle de emissões em fábrica de máquinas agrícolas no Brasil, em Mogi das Cruzes. Foram investidos R$ 35 milhões.

4 A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo transferiu a sede da agência Investe São Paulo para o parque tecnológico da USP na Capital.
4 O Brasil é o País da América Latina mais atrativo para investimentos em fontes renováveis de energia, de acordo com estudo da consultoria EY. A oferta de energia renovável brasileira crescerá entre 35% e 40% por ano na década, com destaque para a energia eólica.

Na sala de aula
Proposta em análise na Câmara dos Deputados proíbe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, como celulares e tablets, em salas de aula da Educação Básica e Superior de todo o País. O projeto prevê que os aparelhos só serão admitidos se integrarem as atividades e forem autorizados pelos professores.

Siga Lei
Aplicativo lançado em março vai permitir que a população acompanhe a tramitação de projetos no Congresso Nacional. A expectativa é a de que o Siga Lei irá permitir melhor fiscalização dos parlamentares. A maioria da população não entende como ocorre a tramitação de lei no Congresso. O objetivo da inovação é facilitar o entendimento e exibir projetos em andamento em todas as assembleias legislativas do País.

Reforma política
A Assembleia Legislativa paulista lança no dia 13 as propostas de São Paulo para a reforma política no País. O evento contará com a presença de deputados estaduais e federais, e acontecerá às 10h, no Plenário Juscelino Kubitschek. Reunirá representantes de movimentos sociais, advogados e cientistas políticos que propuseram revisões às propostas que alteram as regras para a reeleição, a criação de partidos, as coligações eleitorais, a distribuição de recursos do fundo partidário e de tempo de TV. Fernando Capez (PSDB), presidente da Assembleia, diz que “propostas como essa buscam atender aos anseios da sociedade, que clama por mudanças e por mais transparência na esfera política”.

O exemplo de cima
O deputado estadual Marcos Damasio (PR) apresentou projeto de lei que trata da inclusão de sistema de captação de água da chuva nos projetos arquitetônicos ou prédios em reforma de unidades dos órgãos estaduais. Deve ser incluída nos projetos a instalação de reservatórios para armazenar a água da chuva, que poderá ser usada na limpeza dos espaços físicos, na jardinagem e descargas dos sanitários. “Este é um momento no qual toda a ação de economia conta e os órgãos públicos estaduais não devem ficar de fora deste esforço, que vem sendo cobrado de toda a população”, defende o parlamentar. “Será a melhor forma de incentivar a sociedade civil e multiplicar essa atitude sustentável.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;