Cultura & Lazer Titulo Especial
45 anos de TV Cultura

Emissora comemora aniversário com programação
que é um verdadeiro presente para crianças e adultos

Miriam Gimenes
04/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Fazer uma grade que alie cultura e entretenimento não é uma equação fácil para o dias de hoje. Por muitas vezes, o apelo comercial tem mais valor do que o conteúdo em si, o que afeta diretamente na qualidade do resultado desta conta. Mas nem tudo está perdido: a TV Cultura, que completa 45 anos, nada – com muito esforço – contra essa maré e mantém os padrões implantados desde a época que fazia parte dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand.

E números para comprovar o diferencial não faltam. Conquistou, ao longo dos anos, mais de 400 prêmios nacionais e internacionais relevantes. O mais recente foi o Emmy Kids Awards, Oscar da televisão, com Pedro & Bianca (2014), que ganhou na categoria melhor série de 2013. Foi eleito no início deste ano o segundo canal de maior qualidade pelo instituto de pesquisa britânico Populus, atrás apenas da BBC One.

Em comemoração à data, diversos nomes da teledramaturgia, teatro, música e da programação infantil se reuniram no teatro Bradesco, em São Paulo. Em uníssono, valorizaram o legado da emissora. “Já passei por todas (emissoras) e não há um canal onde as pessoas sejam tão queridas, tão amigas, formem uma família como na TV Cultura. Acho que isso diz muito”, diz o crítico de cinema Rubens Ewald Filho, que está desde o início de sua carreira lá.

Marcelo Tas, que na ocasião reviveu o professor Tibúrcio, do Rá-Tim-Bum, disse que a oportunidade ‘foi uma das ondas mais altas que já pegou’ e que a emissora permanecer investindo em cultura é um ato de coragem e inteligência. “Daqui a dez anos quais outros canais uma criança vai estar vendo? Não verá os canais abertos, em que não tem nenhuma programação para elas”, sentencia.

Quem participou do mesmo programa foi João Victor d’Alves, 33 anos, de São Caetano, que interpretava o pequeno Ivo. “Me sinto um privilegiado de poder estar em uma TV pública e que cumpre sua função”. A veterana e consagrada atriz Laura Cardoso concorda com o colega. “Amo a emissora pelo que ela transmite, o cuidado, a qualidade da programação. Tudo é feito com muito carinho e respeito ao público.” O ator Carlos Mariano, que fez o infantil Glub Glub de 1991 a 1999, diz que a emissora sempre foi precursora. “Passa o tempo e o programa continua moderno, mesmo com uma tecnologia simples.” Na festa, para delírio da plateia, eles mostraram ao vivo como funcionava a movimentação dos peixes, a maior curiosidade das crianças da época.

Além do Glub, os programas que fizeram sucesso entre as décadas de 1980 e 1990 foram Bambalalão, Catavento, Mundo da Lua e Castelo Rá-Tim-Bum. A Cultura também é dona de clássicos como Provocações, Viola, Minha Viola, Sr. Brasil, Ensaio (onde passaram grandes nomes da música brasileira), Matéria Prima, Cultura Documento, entre outros.

NOVIDADES

O presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça, diz que, embora a emissora passe por dificuldades financeiras, conseguiu fechar o ano passado com superavit de R$ 300 mil. Por isso, continuará investindo a fundo na programação. Em 10 de novembro, estreará o Que Bicho Te Mordeu?, com direção de Cao Hamburguer, o mesmo do Castelo. “É um produto da melhor qualidade. Vai ser um grande sucesso.” Para o Quintal da Cultura, em nova temporada, haverá um seriado semanal sempre com histórias diferentes. Já no segundo semestre de 2015, a emissora prepara nova temporada de Vila Sésamo, em parceria com a TV Brasil, que contará também com personagens brasileiros.

O presidente promete, para depois das eleições, programação nova para o público adulto – ainda em definição. Outro que deve voltar para grade é o Senta que Lá Vem Comédia, clássico da dramaturgia da emissora. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;