Setecidades Titulo Educação
Prefeitura abre CEU subutilizado

Unidade no Alvarenga tem capacidade para 900 crianças, mas só 212 iniciam estudos na terça

Natália Regazzo
Do Diário do Grande ABC
28/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A Prefeitura de São Bernardo entregou ontem o CEU (Centro Educacional Unificado) Luiz Gushiken, no bairro Alvarenga, em São Bernardo. Com capacidade para 900 alunos, o espaço de 7.400 m² de área construída receberá, a partir de terça-feira, apenas 212 crianças e funcionará pelo menos até o início do próximo ano letivo de forma subutilizada.

De acordo com a secretária de Educação do município, Cleuza Repulho, a fase é de matrículas. “O projeto será feito por etapas. Só em 2015 a unidade vai operar com toda a capacidade, porque já estamos a três meses do fim do ano”, salienta.

O casal Bruno Felipe Ferreira e Maria Alaercia da Silva, respectivamente oficial de obra e auxiliar de cabeleireiro, mora no Parque Hawaí e está na fila de espera para inclusão das filhas gêmeas, Julia e Clara, 2 anos, na Educação Infantil do município. “Está difícil. São poucas vagas para muitas crianças. Fizemos o cadastro e estamos aguardando a lista com os nomes aprovados”, conta a mãe.

O CEU atende crianças de 0 a 5 anos. A estrutura conta com salas de aulas, biblioteca, ateliê de artes, pátios coberto e descoberto, playground e berçários.

Segundo a diretora da unidade, Arlete de Oliveira Cabral, as 212 crianças que iniciam as aulas na terça-feira estão no período integral. “Teremos atividades lúdicas que visam o desenvolvimento dos pequenos. O foco é sempre a questão da cooperação, interação, além dos desenvolvimentos cognitivo e motor.”

Foram investidos quase R$ 10 milhões no projeto, sendo 20% de recursos da cidade e 80% do governo federal por meio do Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil).

Presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Romeu Caputo prestigiou a abertura. “Levo para Brasília todo o aprendizado que tive aqui. É um modelo que traz inovações”, discursa.

IRREGULAR

Apesar de anunciado como uma das autoridades presentes à inauguração do CEU, o ministro da Educação, Henrique Paim, não compareceu à cerimônia. Questionado sobre a situação da Faculdade das Américas, que pretende inaugurar campus na cidade sem autorização do MEC, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), afirma que “assim como a Faculdade de Medicina do ABC utiliza a nossa rede, ela também utilizará.” Em visita à região nesta semana, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, ressaltou que a faculdade terá o município como local para prática de estágio.

Mauá entrega Centro de Artes e Esportes no Pq. das Américas

A Prefeitura de Mauá inaugurou ontem o CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) Parque das Américas. O complexo difere do de São Bernardo por ser construído por meio de parceria com o Ministério da Cultura e oferece atividades físicas e artísticas, aulas de diversas modalidades, serviços e atrações culturais.

Foram investidos cerca de R$ 2,6 milhões do governo federal no CEU. As inscrições para as mais de 1.000 vagas e cursos e oficinas já estão abertas no local. Todas as atividades são gratuitas.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;