Economia Titulo Usinas
Procura por etanol cai para menor nível
11/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


As saídas de etanol hidratado das usinas do Centro-Sul para as distribuidoras registrou, em janeiro, seu menor volume desde abril de 2009. O volume de hidratado que foi vendido pelas usinas para o mercado interno foi de 1,068 bilhão de litros, queda de 16,82% em relação a igual período de 2009.

Em relação a dezembro de 2009, a queda foi de 26,74%, de acordo com dados divulgados pela Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar).

Já as vendas de etanol anidro - utilizado para a mistura na gasolina - subiram 18,13% em janeiro para 579.894 milhões de litros em relação ao mesmo período do ano passado. Em relação a dezembro de 2009, a alta foi de 10,6%. É o maior consumo de anidro já registrado nos últimos três anos.

O diretor técnico da Unica, Antonio Pádua Rodrigues, disse que esta forte queda nas vendas de hidratado e alta no consumo de anidro é um sinal de que o instrumento de controle criado com os carros flex fuel funciona.

Pádua disse também que uso de anidro deve cair a partir de fevereiro com a redução da mistura de 25% para 20% na gasolina. "A economia deverá ser da ordem de 100 milhões de litros mensais", disse. Ele ressalta ainda que o fato do preço do etanol ter se elevado de forma significativa provocou uma rápida migração para gasolina.

VENDAS - As vendas de etanol pelas unidades produtoras totalizaram 1,70 bilhão de litros, sendo 1,65 bilhão para o mercado doméstico e apenas 55 milhões de litros para o mercado externo. No mercado doméstico, as vendas de etanol hidratado no mês de janeiro totalizaram 1,07 bilhão de litros e as de anidro 580 milhões de litros.

As vendas de etanol hidratado, que ainda estavam relativamente aquecidas na primeira quinzena do mês, sofreram redução significativa na segunda quinzena quando foram vendidos 427 milhões de litros de etanol, queda de 32,41% em relação ao volume entregue pelas usinas na quinzena anterior.

Essa retração é reflexo natural do desequilíbrio que existia entre a oferta e a demanda do produto, o que provocou novo patamar de preços no mercado. O que se observa hoje, portanto, é um nível de preço que reflete esta realidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;