Economia Titulo
Fipe: IPC tem queda para 0,19% na 3ª prévia de julho
Por
25/07/2012 | 05:50
Compartilhar notícia


O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação da cidade de São Paulo, registrou 0,19% na terceira quadrissemana de julho. O número representa uma ligeira queda em relação à segunda prévia do mês, quando apresentou 0,20%. Também significa uma ligeira desaceleração sobre a terceira quadrissemana de junho, quando teve inflação de 0,21%.

O resultado apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) ficou abaixo das estimativas de 25 instituições do mercado financeiro consultadas pelo AE Projeções, cujas previsões oscilavam entre 0,21% e 0,30%, com mediana projetada de 0,23%.

O grupo Habitação inverteu a tendência. De uma deflação de 0,10% na segunda prévia de julho, passou para uma inflação de 0,04% no terceiro levantamento mensal. O grupo Alimentação teve desaceleração. De uma inflação de 1,12% na segunda parcial, passou para 0,95% neste terceiro levantamento de julho - foi novamente o item que, na variação ponderada, mais contribuiu para o IPC no período.

Por outro lado, Transportes continuou no campo negativo. Porém, o subíndice saiu de uma deflação de 0,56% na segunda quadrissemana de julho para uma deflação de 0,42% nesta parcial - mesmo assim, foi novamente o item que, na variação ponderada, menos contribuiu para a inflação.

Já o item Despesas Pessoais seguiu em desaceleração. De 0,34% na segunda prévia de julho, recuou para 0,22% na terceira quadrissemana. O índice Saúde também seguiu em desaceleração. Depois de apresentar 0,40% na segunda parcial do mês, baixou para 0,28% nesta terceira pesquisa.

O segmento Vestuário continuou em aceleração no campo deflacionário. De uma deflação de 0,14% no segundo levantamento, passou agora para uma deflação de 0,44% na terceira parcial mensal. Por fim, o segmento Educação apresentou aceleração. Saiu de 0,19% na segunda quadrissemana de julho para 0,31% nesta terceira prévia.

Veja como ficaram os itens que compõem o IPC na terceira quadrissemana de julho:

Habitação: 0,04%

Alimentação: 0,95%

Transportes: -0,42%

Despesas Pessoais: 0,22%

Saúde: 0,28%

Vestuário: -0,44%

Educação: 0,31%

Índice Geral: 0,19%




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;