Setecidades Titulo Trânsito
Farol entra em operação e trava Av.Prestes Maia
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
26/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


Os semáforos para pedestres na Avenida Prestes Maia, na altura do núcleo Tamarutaca, em Santo André, entraram em operação na tarde de ontem e prejudicaram a fluidez na via. Os equipamentos foram instalados na semana passada, quando a Prefeitura confirmou ter desistido da promessa de instalar duas passarelas na via, sob justificativa de falta de espaço.

A Prestes Maia compõe o anel viário metropolitano, também chamado de Corredor ABD, uma das principais ligações da região às rodovias Anchieta e Imigrantes.

Os faróis aumentaram o tempo de espera na avenida, já que, antes da instalação, a retenção era feita por agentes de trânsito para auxiliar a travessia apenas nos horários de pico. A equipe do Diário esteve ontem no núcleo Tamarutaca, em frente aos semáforos, e constatou que o tempo de verde é de aproximadamente um minuto e 20 segundos. O farol fica fechado para os motoristas por cerca de 30 segundos.

A instalação do equipamento irritou parte dos moradores da viela paralela à Prestes Maia, que temem ser multados pelo radar que será instalado próximo ao semáforo.

A via estreita é tomada por carros estacionados, o que impede os moradores de fazer manobras para se dirigir à rua de acesso da Tamarutaca para a Prestes Maia. Dessa forma, o jeito encontrado é atravessar a calçada e chegar à avenida. Com o radar, no entanto, os motoristas serão autuados. Para evitar o problema, a Prefeitura promete instalar placas indicando a proibição de estacionamento e intensificar a fiscalização no local.

Outra situação encontrada ali é a posição da faixa de pedestre, pintada em frente a uma árvore. Ao concluir a travessia, a pessoa perde tempo para desviar do obstáculo. Também não há guias rebaixadas. A administração promete corrigir os problemas na próxima semana.

LIONS

A Prefeitura de São Bernardo iniciou ontem os testes com radar móvel na pista expressa da Avenida Lions. O equipamento está localizado próximo ao viaduto de ligação da Avenida Vivaldi. A administração deve instalar na próxima semana radar fixo na via rebaixada, que tem limite máximo de velocidade estabelecido em 70 km/h.

Na via elevada, de trânsito local, não está prevista a implantação de aparelhos semelhantes. A velocidade máxima permitida é de 50 km/h. A Lions, que também integra o Corredor ABD, teve a pista inaugurada no sábado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;