Memória Titulo
A locomotiva 'Jumbo' que este ferroviário reconstruiu

Em 143 anos de história, a estrada de ferro que corta o Grande ABC, e que nasceu São Paulo Railway, só não possuía a imagem de uma...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/02/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Em 143 anos de história, a estrada de ferro que corta o Grande ABC, e que nasceu São Paulo Railway, só não possuía a imagem de uma locomotiva, a Mastodon Tank ou 4-8-0 T. Não possuía. Alertado pelo fato, o ferroviário McGigliotti decidiu construir um modelo em miniatura da locomotiva, que hoje mostramos, graças à colaboração dos pesquisadores e ferroviários Moysés Lavander Junior e Paulo Augusto Mendes.

McGigliotti mostrou-se fiel em todos os detalhes, a partir de desenhos construtivos da máquina inglesa fabricada pela empresa Avonside. Esta locomotiva foi utilizada na primeira fase da SPR. Por causa do seu tamanho, foi apelidada de Jumbo.

A reconstrução da Mastodon Tank, segundo Lavander e Paulo Mendes, mostra que não é exagero dizer que a paixão pela ferrovia produz milagres. Os dois agradecem ao empenho de McGigliotti.

Na outra imagem de hoje, também do acervo de Lavander e Mendes, um retorno à nossa Paranapiacaba e à sua torre famosa que um incêndio nunca bem explicado atingiu de morte.

TURMAS

Hoje é o aniversário de Flavio Galvanini, da Turma da Esquina, em Santo André, nascido em 23 de fevereiro de 1944.

Também hoje aniversaria Luiz Carlos Guillen, o Siriri, da Turma de Rudge Ramos. Ele nasceu em São Paulo, em 23 de fevereiro de 1947. Mora no Rudge desde 1954. É mecânico de aeronáutica.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 23 de fevereiro de 2010

Manchete - Desabrigados pelas enchentes no País atingem a 200 mil

Política - Michels (Lauro, prefeito de Diadema) pede apoio para Tito (Costa, prefeito de São Bernardo) reingressar no PMDB.

Editorial - Lideranças municipais devem agitar bandeiras

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Ingerência do FMI na economia brasileira

São Bernardo - Falta água no Jardim Petroni

Futebol - Taubaté desiste de Bona, craque do Santo André.

Esportes - Começam os Jogos Valisère, comemorativos aos 45 anos da empresa em Santo André.

Polícia - Ladrão confessa assassinato e tenta suicidar-se em Santo André.

HOJE

Dia Nacional do Rotary.

SANTOS DO DIA

Policarpo, Romana e Sereno.

Policarpo foi discípulo de João Evangelista e bispo de Esmirna, na atual Turquia.

EM 23 DE FEVEREIRO DE...

1950 - Câmara Municipal de Santo André aprova a emissão de selo comemorativo ao 4º Centenário de fundação da Vila de Santo André da Borda do Campo: 1553-1953.

1960 - Prefeitos do ABC reúnem-se para discutir o fornecimento de água à região. "Não se concebe que fiquemos na dependência do governador, do seu estado de humor e boa vontade", declara o prefeito Lauro Gomes, de São Bernardo.

1965 - Morre Stan Laurel, o Magro da dupla O Gordo e o Magro.

1970 - Aprovada em primeira discussão pela Câmara Municipal o projeto que cria o Serviço Funerário Municipal de Santo André.

AGENDA FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA

72 anos da fundação da Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul), em 1938.

HOMENAGEM

Padre Ezio Gislimberti dedicou-se à Igreja em São Caetano e à Praia Grande e agora é nome de escola estadual em Praia Grande, no Jardim Quietude, por iniciativa do deputado Paulo Alexandre Barbosa.

LINHA DO TEMPO

1914 - 13 de fevereiro - Padre Ezio nasce em Trento, na Itália.

1937 - Segue para São Caetano e em 1939 funda o Cruzada EC.

1946 - 25 de março - Torna-se pároco da Sagrada Família. Participa da fundação do Instituto de Ensino Sagrada Família e da conclusão das obras da matriz.

1966 - Deixa São Caetano. Atua em Rio Claro e Rio de Janeiro.

1968 - Torna-se o primeiro pároco de Praia Grande. Constrói a nova igreja da cidade, em louvor a Nossa Senhora das Graças. Constrói a Igreja de São Pedro Apóstolo, na Vila Caiçara. Promove gincanas em prol do Lar dos Velhinhos São Francisco de Assis.

2000 - 9 de setembro - É atropelado e morto em São Caetano. Moradores de Praia Grande reivindicam, com abaixo-assinado, uma homenagem ao padre Ezio.

2010 - Seu nome é dado a uma escola da cidade.

TRABALHADORES

Nasce em 23 de fevereiro:

Rafael Fontes. 1919. Natural de Gramcola, Espanha. Servente de fabricação da Rhodia Química. Residência: Rua Líbero, 150.

FONTE - Primeiro livro geral de registros de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;