Memória Titulo
São Caetano nas fotos de José Honório de Castro

As duas fotos de hoje levam a assinatura de José Honório de Castro (Zezinho), repórter fotográfico que trabalhou entre os anos 1970 e 1990...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
09/03/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


As duas fotos de hoje levam a assinatura de José Honório de Castro (Zezinho), repórter fotográfico que trabalhou entre os anos 1970 e 1990 na Prefeitura de São Caetano.

Na primeira foto, dois personagens importantes da política administrativa e radiojornalismo: brigadeiro Faria Lima, que foi prefeito de São Paulo, e Carlos Neves, que marcou presença na Rádio Cacique, de São Caetano.

Na outra foto, a expansão urbana de São Caetano, com a construção do primeiro conjunto do BNH (Banco Nacional da Habitação) na cidade, no bairro Mauá, segundo o que Zezinho escreveu no verso da foto. Corriam os anos 1970.

FARIA LIMA

José Vicente Faria Lima foi prefeito de São Paulo entre 1965 e 1969. Destacou-se pela realização de um grande número de obras, com destaque para os 45 quilômetros da marginal do Rio Tietê.

CARLOS NEVES

Cleude Carlos Costa foi a voz padrão da Rádio Cacique por mais de dez anos. Atuou também em outras emissoras locais, em São Paulo e Sorocaba, nos estúdios, em reportagens e em auditórios.

BAIRRO MAUÁ

Às margens do Ribeirão dos Meninos, o bairro ocupa antigos loteamentos, como a Vila Boqueirão, e trechos do Núcleo Colonial de São Caetano. O nome Mauá inspirou-se no Instituto Mauá de Tecnologia, uma das referências locais.

Mulher

Biblioteca Nair Lacerda realiza hoje, às 15h, mais um encontro de escritores, dentro do programa Quatro dedos de prosa. Haverá sarau poético com o tema Mulher. Local: a própria biblioteca, na Praça 4º Centenário, ao lado do Paço.

Trabalhadores

Nascem em 10 de março:

1891 - Silvio Dessordi, italiano de Treviso. Foguista da indústria Tanino Corazza. Residência: Rua Herculano de Freitas, 128, São Caetano.

1893 - Júlio Benedicto Martins. Natural de Jambeiro (SP). Servente da Rhodia Química. Residência: Travessa Lucinda, 59, São Caetano.

1907 - Benedito Macedo. Natural de Pindamonhangaba (SP). Foguista da Rhodia Química. Residência: Avenida Brasil, 582.

1909 - Antonio Casagrandi Filho. Natural de Guaxupé (MG). Servente da Rhodia Química. Residência: Rua Paraguai, 198, Parque das Nações.

1927 - Armando Leme Penteado. Natural de Santo André. Industriário da Rhodia Química. Residência: Rua Alemanha, 245, Parque das Nações.

Fonte - Primeiro livro de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 9 de março de 1980

Manchete - Povo sai em passeata para condenar poluição de fábrica em São Bernardo.

Política - PDS será um partido forte, afirma Walter Braido, ex-prefeito de São Caetano.

São Bernardo - Obras congestionam as avenidas Lions e Taboão.

Editorial - Panfletários já não são como antigamente.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Gasolina sacrifica somente o consumidor.

Colunas (Chiquinho Palmério) - Um sucesso promissor foi a primeira edição da festa Empresário do Ano, com que a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) homenageou o comerciante e o industrial que mais se destacaram no ano de 1979.

Futebol - Hoje a largada da Segunda Divisão, com três times do Grande ABC: EC Santo André, Aliança Clube (São Bernardo) e Saad Esporte Clube (São Caetano).

EM 9 DE MARÇO DE...

1925 - Vicente Rodrigues Vieira, o curandeiro Vicente, morreu às 6h, aos 52 anos, em São Caetano. Ele atendia a levas de peregrinos de várias partes do País e do Exterior, que o procuravam em busca de graças. Está sepultado no Cemitério de Vila Paula.

1970 - Haroldo Santos Abreu empossado secretário jurídico da Prefeitura de Santo André.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Hoje é o aniversario de Altinópolis, Barreiro e Cachoeira Paulista.

SANTOS DO DIA

Cândido, Catarina de Bolonha, Domingos Sávio, Francisca Romana e Gregório de Nissa.

Francisca Romana (na estampa). Nasceu em Roma, no ano 1384; faleceu em 1440. Fundou a Congregação das Oblatas, inspirada nas lições de São Bento.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;