Nacional Titulo
Bondinho do Pão de Açúcar comemora 92 anos
Da Agência Brasil
27/10/2004 | 08:25
Compartilhar notícia


Com um abraço simbólico ao teleférico, os funcionários da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar iniciam na manhã desta quarta-feira as comemorações pelos 92 anos do bondinho do Pão de Açúcar, um dos cartões postais do Rio de Janeiro.

A diretora geral da empresa, Maria Ercília Leite de Castro, informou que, neste ano, o movimento normal de visitantes até setembro atingiu 571,957 mil, com um acréscimo de 5% em comparação ao mesmo período do ano passado. A expectativa para todo o ano de 2004 também é de aumento em torno de 5% em relação aos 693,210 mil turistas registrados em 2003.

O primeiro bondinho subiu o Morro da Urca em 1912. Ele foi construído, a partir de um sistema vindo da Alemanha, por operários brasileiros da empresa Caminho Aéreo Pão de Açúcar, fundada em 1910. Esse foi o primeiro bondinho feito na América Latina e o terceiro no mundo.

O atual sistema teleférico com quatro bondinhos foi inaugurado em 1972, envolvendo investimentos de cerca de US$ 20 milhões. As obras elevaram em dez vezes a capacidade de acesso do público, de acordo com Maria Ercília. As estações antigas foram derrubadas e substituídas por novas construções.

Em 2002, a companhia trocou oito cabos de sustentação dos quatro bondinhos que operam entre o Morro da Urca e o Pão de Açúcar, promovendo a modernização de todo o complexo turístico. A iniciativa recebeu investimentos de US$ 1 milhão. Cada bondinho tem capacidade para transportar 75 pessoas, totalizando 1,360 mil passageiros por hora.

A diretora geral da Caminho Aéreo Pão de Açúcar ressaltou que a preocupação com a preservação do meio ambiente tem sido uma constante na história do bondinho. Durante 10 anos, a companhia promoveu o reflorestamento do colo existente entre a Urca e o Pão de Açúcar, que havia sido tomado por capim colonial, substituindo-o por 10 mil mudas de árvores. O local hoje é uma floresta fechada.

A preocupação ecológica passa também pela alimentação de água dos dois morros. Ela é feita por via aérea, através de canos sustentados por cabos de aço que levam a água para cima, sob pressão, para evitar danos ao meio ambiente.

Depois de uma bênção que será dada pelo padre Moraes, cônego da Urca, será servido a funcionários e turistas que estiverem no Pão de Açúcar um bolo de 3,10 metros de largura por 80 metros de comprimento, que reproduzirá a história do bondinho em seis fotos em papel arroz.

A comemoração inclui ainda apresentação de passistas e capoeiristas e show de chorinho, entre outras atrações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;