Economia Titulo
Chuva atrapalha protesto no Grande ABC
Por Do Diário do Grande ABC
10/11/1999 | 10:38
Compartilhar notícia


O mau tempo frustrou a manifestaçao organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, marcada para a manha desta quarta-feira, em Diadema, como parte do Dia Nacional de Paralisaçao e Protesto Em Defesa do Emprego e do Brasil. A idéia inicial dos organizadores era reunir os manifestantes em frente à fábrica da Arteb, na Avenida Piraporinha, e saírem em passeata em direçao ao Supermercado Extra, em Sao Bernardo. Mas o sindicato decidiu realizar apenas duas assembléias em funçao da chuva As duas assembléias ocorreram na porta da Arteb, que produz faróis, lanternas e retrovisores, em Diadema, e no pátio da Metal Leve, em Sao Bernardo.

O mau tempo também foi responsável pelo cancelamento da presença do presidente de honra do PT, Luís Inácio Lula da Silva.

O presidente da CUT, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, que participou das assembléias realizadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em substituiçao à passeata marcada inicialmente, negou que o movimento tenha fracassado. Ele atribuiu ao mau tempo o pequeno número de trabalhadores presentes às duas assembléias, que reuniram, aproximadamente, 200 pessoas cada uma.

Ao protesto somou-se também o movimento por reajuste salarial que os trabalhadores da indústria de autopeças estao realizando há algumas semanas. Eles reivindicam aumento de 7% a 8% e manutençao de cláusulas sociais.

A negociaçao ocorre paralelamente ao acordo fechado pela maioria das montadoras, que já concedeu reajuste de cerca de 10% aos seus funcionários. O Sindicato dos Metalúrgicos marcou para a próxima terça-feira (16), às 18h, na sede da entidade, uma assembléia que decidirá pelo início ou nao de uma greve dos trabalhadores da indústria de autopeças.

Em Guarulhos, manifestantes tentaram fechar o acesso ao Aeroporto Internacional de Cumbica. No entanto, a polícia reprimiu a açao para que o trânsito nao fosse amplamente prejudicado.

Outros estados - A greve desta quarta-feira também está tendo pouca adesao em outros estados, como em Vitória (ES). De acordo com as primeiras informaçoes, um dos poucos grupos que participa do protesto é o de funcionários do Hospital das Clínicas da capital capixaba. O ambulatório foi fechado, o que está causando indignaçao dos pacientes.

Em Goiânia (GO), haverá uma passeata, partindo da Praça Universitária rumo ao Palácio do Governo. O movimento é liderado pelo Movimento Goiano em Defesa do Brasil, órgao formado por partidos esquerdistas como o PT e o PSTU.

Com informaçoes da Rádio CBN e da Agência Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;