Economia Titulo
Portugal Telecom quer trocar participaçoes
Do Diário do Grande ABC
04/05/1999 | 00:22
Compartilhar notícia


O presidente da Portugal Telecom, empresa controladora da Telesp Celular, Francisco Murteiro Nabo, admitiu segunda que a empresa poderá fazer uma troca de participaçoes com a Telefônica, deixando a Telesp fixa para se concentrar na CRT (Companhia Riograndense de Telecomunicaçoes), fixa ou celular.  

A Telefônica tem até fevereiro do ano que vem para se desfazer de sua participaçao na CRT, e esta seria uma das alternativas para que a companhia portuguesa aumente sua participaçao na empresa sulista.  

A prioridade da Portugal Telecom é a telefonia celular em Sao Paulo, disse Murteiro, e por esse motivo ela pode se desfazer das posiçoes que detém na Telesp fixa, controlada pela Telefônica, e aumentar sua participaçao na CRT fixa. Se houver uma concordância da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicaçoes), o interesse maior da Portugal Telecom é pela CRT Celular. "Isso vai depender basicamente do quadro regulamentar da Anatel", afirmou o executivo.  

O Brasil é o principal mercado estratégico da Portugal Telecom. Prova disso é a decisao da empresa de formar em breve a Portugal Telecom Brasil, holding com sede no país e missao de gerir as participaçoes da matriz no mercado doméstico e analisar novas possibilidades de desenvolvimento e expansao. Metade dos ativos da Portugal Telecom, ou US$ 3,6 bilhoes, estao investidos no Brasil.  

A Telesp Celular está planejando fechar este ano com 1 milhao de novos clientes. No fim do ano passado, a empresa tinha 1,8 milhao de assinantes. Pelos cálculos de Costa, cerca de 400 mil novos clientes serao usuários do sistema de celular pré-pago que a empresa introduziu recentemente no mercado paulista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;