Setecidades Titulo Centro
Com um ano de atraso, Santo André entrega UPA Centro

Obra no prédio onde funcionava pronto atendimento tinha previsão de entrega para abril de 2015;

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
30/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão


Com um ano de atraso, a Prefeitura de Santo André entregou na manhã de ontem a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas Centro, instalada em prédio onde funcionava o PA (Pronto Atendimento) Central. A abertura ao público, no entanto, só ocorrerá na quarta-feira. Segundo o Executivo, é necessário processo de desinfecção e acertos técnicos de fluxo.

As obras do equipamento foram iniciadas em outubro de 2014 e sofreram diversos impasses que adiaram a entrega. A previsão inicial era que em seis meses o projeto fosse concluído. O primeiro atraso foi justificado pelo Executivo por conta da substituição de uma das empresas que participaram da reformulação do espaço. O contrato com a Provence Construtora, responsável pela reforma, tinha prazo de validade de 12 meses, expirando em janeiro do ano passado. Sem permissão para renovação ou aditamento, outra licitação foi aberta em dezembro. O resultado, anunciado no mês seguinte, contemplou a Ponto Forte Construtora e Empreendimentos como vencedora do certame. O processo foi retomado, mas o período chuvoso foi outro fator que postergou a finalização.

Entre as mudanças estruturais está a oferta de leitos que, somadas as alas adulto e pediátrica, passaram de 17 para 26, dos quais quatro exclusivamente de isolamento. Na sala de espera foi feita área recreativa reservada às crianças, com mesas e cadeiras coloridas, além de um pequeno escorregador e balanço de plástico. Os funcionários também ganharam espaço especial, para utilizar em horário de descanso, no piso superior. O investimento total foi de R$ 3,1 milhões.

Com a revitalização, o equipamento será readequado nos padrões de uma UPA – porte 2 (abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes) e, com isso, a unidade passa a receber recursos do Ministério da Saúde para manutenção mensal. “O custeio é de R$ 1,2 milhão por mês”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Homero Nepomuceno Duarte. A divisão desse custeio só acontecerá depois que o equipamento for avaliado pela Pasta federal, processo que deve durar de três a quatro meses. “Como ampliou os serviços que tínhamos antes, temos que tomar cuidado para não aumentar o que estávamos investindo”, salientou o prefeito Carlos Grana (PT).

ESPECIALIDADES

Na quarta-feira, o prédio que abriga a UPA na Rua Agenor de Camargo será fechado para início das adaptações que o transformarão em UPA Especialidades. A unidade disponibilizará cirurgias de pequena e média complexidades nas áreas de ortopedia, cirurgia geral e odontologia. A previsão de entrega é de até três meses.

Diadema não terá Dia D de vacinação

Das sete cidades da região, Diadema não participará hoje do Dia D, campanha nacional de vacinação contra os vírus da Influenza, causadores da H1N1 e outras gripes. O motivo, segundo a Prefeitura, é que o município já atingiu a meta de imunização, com 87,78% do público-alvo vacinado (a meta era 80%).

A prefeitura da Capital informou que também estará de fora do Dia D pela mesma razão: vacinou 82,7%.

Sem os dois municípios na ação de hoje, o coordenador do GT (Grupo de Trabalho) de Saúde do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Homero Nepomuceno Duarte, teme a alta na demanda nos postos das cidades participantes. “Os seis municípios receberam 40 mil vacinas e pode ter um esgotamento no período da tarde por conta dessa questão”, disse ele. Dependendo do fluxo, plano de contingência será executado.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;