Política Titulo Concretização
Tarcisio Secoli tem a preferência do Executivo e deve ser anunciado em breve como nome do PT para 2016

Escolha por petista em S.Bernardo está próxima de ser confirmada

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
24/02/2015 | 07:27
Compartilhar notícia


Secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, Tarcisio Secoli (PT) está perto de ser anunciado como o representante da legenda na disputa pelo comando da Prefeitura na eleição de 2016. A informação já é ventilada como certa pelos corredores do prédio do Executivo e somente aguarda a oficialização do prefeito Luiz Marinho (PT), que deve ocorrer nas próximas semanas.

A definição põe fim a embate interno na sigla, que tinha o deputado estadual eleito Luiz Fernando Teixeira (PT) como pretendente. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques (PT), também chegou a ser cogitado.

Levantamentos apurados de dentro do Paço dão conta de que a concorrência, de fato, nunca existiu oficialmente para Marinho. Tanto Luiz Fernando quanto Rafael teriam participado de processo de balão de ensaio visando dar maturação para Tarcisio, que, além da predileção do prefeito, sempre teve o apoio importante de ala do Executivo liderada pela secretária de Planejamento e Orçamento Participativo, a primeira-dama Nilza de Oliveira (PT).

A estratégia do prefeito são-bernardense é espelhar projeto de sucessão executado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2010, quando conseguiu que a então ministra da Casa Civil Dilma Rousseff (PT) conseguisse manutenção da sigla no comando do País.

Outra semelhança são as coordenações de projetos. Dilma encampou toda a inserção do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), ganhando notoriedade política. Em São Bernardo, o Projeto Drenar, de combate às enchentes, é o mais propagado do governo Marinho e está sob supervisão de Tarcisio.

Nos últimos dias, a evidência em torno do secretário externou os campos dos bastidores. Sua presença se tornou constante em várias reuniões importantes no gabinete do prefeito e até em encontro com vereadores. No sábado, esteve com Marinho, com o deputado estadual Teonílio Monteiro da Costa, o Barba (PT), e demais parlamentares petistas e arco de aliados em vistoria de obras na Vila Vivaldi. Alguns parlamentares que são ligados a Luiz Fernando não foram ao ato.

De acordo com informações extraoficiais, fator preponderante para ‘vitória’ de Tarcisio sobre Luiz Fernando é perfil. Além de oriundo do sindicalismo, assim como ele, Marinho dá sinalização positiva pela forma mais conciliadora do secretário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;