Memória Titulo Memória
Um domingo de história e memória no DER

Na instalação da 99ª Paróquia do Grande ABC, domingo, no Acampamento do DER...

Por Ademir Medici
24/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Na instalação da 99ª Paróquia do Grande ABC, domingo, no Acampamento do DER, em São Bernardo – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – a comunidade fez Memória:

- Frei Sebastião lembrou dona Matutina, uma das pioneiras do antigo acampamento do DER, falecida.

- Dona Nelza citou a data do lançamento da pedra fundamental da antiga capela, em 3-9-1978, que teve a presença do prefeito Tito Costa.

- Quando das ‘preces da comunidade’, Marcos Lagler relacionou os padres que atuaram no bairro, sempre pela orientação do pároco, frei Sebastião: Carlos Fabrini, Zbigniew Jerzy Grossman (Jorge), Clemilson Teodoro, e os freis Vitorio Valentini, Sérgio Calixto Val Verde, Nestor Marin, Ismael Stangherlin, Diogo Luís Fuitem, Vasco Cróccoli, Gilberto Antonio Barcarol (Beto), Décio Pires e padres do Instituto Kolbiano.

- Nas ‘oferendas’, um quadro foi transportado para o altar-mor com a pintura da antiga capela.

- A paroquiana Dulcinea Messias trouxe uma foto da capelinha de nossa Senhora Aparecida, da Vila das Paineiras, no interior do acampamento, em que aparece o padre Maximiliano.

- Frei Sebastião lembrou que a criação da nova paróquia foi obra e iniciativa do próprio bispo. Anos atrás, ao comparecer ao bairro para uma primeira comunhão, para 120 crianças, dom Nelson surpreendeu-se com a dedicação e número de fiéis. E de pronto sentenciou: “Tem que ser paróquia”.

E assim, dom Nelson Westrupp instalou solenemente a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, desmembrada da Paróquia Santíssima Virgem. Citou o papa Francisco. E lançou um desafio: “Levar a luz do Evangelho a todas as casas, criar uma visita missionária, sair para trazer os afastados, ser uma ilha de misericórdia, de amor, nesse mar de indiferença”.

REGISTRO

Os futuros Informativos Diocesanos deverão trazer a nova paróquia, da qual faz parte a antiga capela de Nossa Senhora Aparecida. Esta não está citada nos informativos anteriores.

PRESENTES

Participaram da missa de instalação da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, também, frei Gilson Miguel Nunes, ministro provincial da Ordem dos Frades Menores Conventuais; padre Pedro Raimundo Dias, pároco do bairro Assunção; padre Eduardo de Sá Teles, de Campo Grande (MS); e padre Ryan Melk Holke, do Riacho Grande.

Padre Wilton Maximiliano Mota, o primeiro pároco do DER, tem 31 anos. É natural da cidade de Datas (MG). Está no Grande ABC desde 2002.

Em 24 de fevereiro de...

1920 – Lançada a pedra fundamental do Palácio da Justiça, obra a cargo de Ramos de Azevedo com uma fachada de 68 metros e cinco pavimentos, com previsão de entrega por ocasião do Centenário da Independência, em 1922.

1930 – No feriado comemorativo à data da última Constituição brasileira, são hasteadas as bandeiras na fachada do edifício da sede do Tiro 34, em Santo André, com a presença de todo o efetivo, da banda musical e da fanfarra marcial. A Lyra de Santo André percorre as ruas da cidade. Advogado Manuel de Goes profere dissertação sobre a data. E um baile comemorativo é realizado no Clube de Xadrez.

1970 – Transborda o Ribeirão dos Pires. Indústria Constanta invadida pelas águas. Encobertas a Praça Sabará e a Rua da Colina, no Centro de Ribeirão Pires.

Prefeito Newton Brandão, de Santo André, assina contrato com a firma Algons Gehling, para a construção do edifício do TG 285, na Vila Alpina.

Arquiteto Rodolpho Mansueto Dini, secretário de Obras, anuncia o ajardinamento do Centro Cívico de Santo André e a construção de estacionamento em torno do Paço para 300 veículos.

Diário há 30 anos

Domingo, 24 de fevereiro de 1985 – ano 27, nº 5758

Manchete – Petrobras conclui testes na maior reserva do País, no Rio de Janeiro

Ensino – Quase 400 mil voltam às aulas no Grande ABC. Em muitas escolas os alunos vão encontrar prédios depredados, malconservados e superlotados. Repórter Célia Demarchi mostra que são 333 escolas de 1º e 2º graus.

Santos do dia

- São Sérgio. Viveu no século 4. De magistrado a monge. Sofreu o martírio em Cesaréia, por ter denunciado de público a falsidade do culto a Júpiter.

- Montano

- Edilberto

Hoje

- Dia das Fontes de Águas 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;