Esportes Titulo SP e FPF
FPF: erro em nova polêmica com o clube
Por
23/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Antes da estreia são-paulina no Paulistão, na quarta-feira, contra o Ituano, no Morumbi, o quarto árbitro Raphael Claus tentou impedir a escalação de Rogério Ceni, alegando uma eventual suspensão referente ao Estadual do ano passado. O São Paulo, então, precisou entrar em contato com a FPF (Federação Paulista de Futebol), momentos antes da partida, para corrigir o erro e poder escalar o goleiro.

Ontem, ao ser questionada pelo episódio, a FPF admitiu que houve equívoco. "Houve problemas técnicos que já foram solucionados", respondeu a entidade, por meio de sua assessoria de imprensa.

O quarto árbitro queria tirar Rogério Ceni por causa de um terceiro cartão amarelo que o goleiro recebeu no último jogo do Paulistão do ano passado. Ele, de fato, recebeu o cartão, ao contrário do que disse depois do empate com o Ituano.

Mas suspensões por terceiro cartão amarelo não são consideradas para o campeonato seguinte, diferentemente de quando um atleta é expulso ou recebe outro tipo de punição.

Rogério Ceni levou três cartões amarelos no Paulistão de 2008. O primeiro na quarta rodada, contra o Corinthians, e os outros dois contra o Palmeiras - um na 15ª rodada e outro na semifinal, último jogo do São Paulo no torneio.

A confusão foi o bastante para que o capitão são-paulino saísse do jogo criticando a Federação Paulista. "Neste Paulista vai ter muita explicação para o São Paulo", disse Ceni.

O técnico Muricy Ramalho também falou sobre o episódio. "Eles se enganaram em Brasília (no ano passado) e se enganaram novamente hoje (quarta-feira)", disparou o treinador, em referência ao episódio da mudança de árbitro na última rodada do Brasileirão.

A FPF adotou o silêncio e não quis comentar as declarações de Rogério Ceni e Muricy. Assim como a diretoria são-paulina, que preferiu dar o assunto como encerrado. Mas o clima entre a entidade e o clube não é bom.

Primeiro foi o caso Wagner Tardelli, na última rodada do Brasileirão de 2008. Na ocasião, o árbitro foi afastado da partida do São Paulo contra o Goiás depois que a FPF denunciou suposta tentativa de suborno. O clube então rompeu publicamente com a entidade.

Outra motivo de polêmica entre a FPF e o São Paulo foi o Guia Oficial do Paulistão de 2009, que publicou o rebaixamento são-paulino em 1991. A entidade foi obrigada a publicar nota oficial ‘culpando' o jornalista e historiador Rodolfo Kussarev pelo erro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;