Setecidades Titulo Vigilância
Sto.André levará
GCM à periferia

Novo titular da Segurança Pública e Trânsito lança projeto
de bases da guarda em bairros pobres da cidade até junho

Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
01/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Coronel reformado da Polícia Militar, ex-comandante da corporação no Grande ABC e desde janeiro secretário de Segurança Pública e Trânsito de Santo André, José Luis Martins Navarro promete lançar na cidade o Programa de Segurança Pública com Cidadania. A iniciativa deve sair do papel até junho e levará bases móveis da GCM (Guarda Civil Municipal) a pelo menos cinco bairros carentes da cidade: Jardim Santo André, Jardim Irene, Cata Preta, Vila João Ramalho e Jardim Vila Rica.

Com aproximadamente 53 mil moradores, a região é uma das mais populosas da cidade e também uma das mais precárias. Os IDHs (Índices de Desenvolvimento Humano) dos bairros, somado, são de 0,766, enquanto o do restante do município alcança 0,835. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

"A Prefeitura não pode se envolver nas táticas de combate ao crime, mas sim atuar onde o nível socioeconômico é baixo", esclareceu. "Queremos melhorar a situação das pessoas."

Para isso, Santo André recebeu recursos de aproximadamente R$ 3 milhões, que serão usados para adquirir oito bases móveis, além de aumentar de 22 para 41 o número de câmeras na cidade para patrulhamento contínuo de vias e pontos estratégicos. Também estão previstos 32 radiotransmissores, 20 bicicletas e oito computadores.

"Vamos procurar voltar a nossa guarda para prestar serviços aos munícipes, mostrar que ela está à disposição 24 horas por dia", disse o secretário de Segurança.

Segundo Navarro, o objetivo das bases é prevenir e dar sensação maior de tranquilidade aos moradores desses locais. "A presença da GCM ajuda. O cidadão que quer praticar delito não quer ser visto e, assim, ser preso. E quando ele sabe que existe a figura do guarda em um determinado local, evita atuar nessas localidades."

O novo programa da Pasta será somado a outros dois já existentes nessas comunidades. O Mulheres da Paz, onde grupo de moradoras é treinado para interferir em ações preventivas de caráter social, e Núcleo de Justiça, onde técnicos em Direito ajudam a solucionar e pacificar pequenos conflitos. Ambos projetos foram herdados da gestão anterior.

O poder municipal ainda espera por resposta do Ministério das Comunicações para implementar na associação de moradores do Jardim Santo André o projeto de Telecentro, onde computadores serão disponibilizados para que as pessoas carentes tenham acesso à internet. O lançamento, contudo, ainda está indefinido e depende da verba federal.


Navarro: efetivo deve aumentar em 300 até 2014

O coronel José Luis Martins Navarro anunciou também que a ideia é aumentar o atual efetivo da GCM. Hoje com 672 homens e mais 121 guardas patrimoniais, que trabalham desarmados e com função apenas de vigiar edificações municipais, a meta é contratar pelo menos mais 300 até 2014.

Também são planejadas a criação de um centro especial de formação de guardas na cidade e adoção de dois sistemas de informações únicos para as viaturas.

Ciente de que por enquanto são apenas projetos, Navarro diz que os planos sequer fazem parte das ações desenvolvidas neste início de gestão. "Preciso trabalhar com o que tenho hoje, valorizar o pessoal que está aí", disse ele, que planeja premiações de reconhecimentos a funcionários que se destaquem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;