Setecidades Titulo Transportes
Usuário vai precisar de sorte para fazer baldeação gratuita

Prazo de 45 minutos para usar Bilhete Único em Diadema pode não ser suficiente

Por Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
29/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O usuário do transporte coletivo de Diadema precisará de sorte para conseguir fazer transferência gratuita nos ônibus municipais dentro do tempo limite. O sistema de Bilhete Único, que está previsto para ser implementado em março, prevê que o usuário faça a baldeação dentro de 45 minutos. Porém, a equipe do Diário percorreu algumas linhas, ontem, e constatou que esse tempo pode não ser suficiente para completar a viagem.

No primeiro dia de operação das empresas Benfica e MobiBrasil, o veículo da linha 30DP, que vai do Centro até Eldorado, realizou tempo de viagem equivalente a 40 minutos. A equipe do Diário só conseguiu pegar outro ônibus no ponto final dentro do tempo limite porque havia veículo em processo de saída.

Já no trajeto de volta, com a linha 34ED, também da Benfica, o itinerário foi feito em 45 minutos. Com isso, o usuário não conseguiria realizar a transferência dentro do tempo limite, e só seria possível a baldeação gratuita dentro do Terminal Diadema.

Caso semelhante aconteceu na linha 25DP, da MobiBrasil, que vai do Centro até o Terminal Piraporinha, trajeto também completado em 45 minutos.

A Benfica comunicou que em decorrência de a frota ser inteiramente zero-quilômetro e possuir alguns avanços tecnológicos, como freios de porta e câmbio automatizado, alguns problemas técnicos causaram atrasos na programação da manhã. Durante a tarde, o número de ocorrências caiu e o serviço já apresentou melhora na frequência. Informou ainda que tudo estará normalizado dentro dos próximos dias.

Já a MobiBrasil, por meio de seu diretor executivo, Manoel Marinho, informou que teve problemas no sistema de bilhetagem eletrônica no período da manhã, e isso ocasionou atraso na saída de alguns veículos. Porém, o serviço foi normalizado durante o dia. "O usuário não sofrerá mais com esse problema nos próximos dias", afirmou Marinho.

A Secretaria de Transportes de Diadema avaliou como positivo o primeiro dia útil de operação dos novos ônibus. Segundo a Pasta, estão em circulação 120 dos 194 veículos. A baldeação gratuita não deverá trazer acréscimo no preço da passagem, que atualmente custa R$ 2,80.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;