Setecidades Titulo Educação
Instituto Federal terá sede em Santo André

Cursos profissionalizantes da instituição serão oferecidos no município a partir de 2015

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
30/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Santo André formalizou, na manhã de ontem, cessão do prédio do Centro Público de Formação Profissional Júlio de Grammont, no Jardim Cristiane, para instalação de unidade do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), órgão vinculado ao MEC (Ministério da Educação). O espaço oferecerá 1.200 vagas para cursos técnicos profissionalizantes destinados a estudantes do Ensino Médio a partir de 2015.

A unidade de Santo André é a primeira da região e 35ª do Estado. O próximo passo será agendamento de audiência pública para definição das três opções de cursos que serão oferecidos na unidade inicialmente. “Vamos levar em conta a vocação econômica da cidade para que os alunos tenham opções de trabalho ao fim dos estudos”, destaca o secretário de Educação de Santo André, Gilmar Silvério.

A expectativa é que até o início de 2016 a unidade andreense do IFSP passe a oferecer Ensino Médio aliado ao profissionalizante. O ingresso dos estudantes no instituto é feito por processo seletivo.

Conforme explica Silvério, o espaço onde será instalado o Instituto Federal de Educação começou a funcionar há 15 dias. Isso porque são realizados dois cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) no local, o que beneficia 25 alunos. Os estudantes matriculados na EJA (Educação de Jovens e Adultos) que funcionava no espaço foram transferidos para escolas próximas.

A partir de junho, o espaço sediará aulas de português que serão ofertadas a 135 haitianos que moram na cidade atualmente. Segundo Silvério, a Secretaria de Inclusão realizou cadastro dos estrangeiros e fará trabalho de estímulo às aulas, tendo em vista que a maior parte dos haitianos fala francês. “Queremos chegar a 300 alunos até meados do segundo semestre no curso de 160 horas”, destaca.

CAMPUS

O objetivo de Santo André é sediar um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do governo federal. Para isso, a cidade trabalha na escolha de terreno de cerca de 20 mil m². “Temos três opções em vista e devemos apresentar uma resposta ao MEC em breve”, comenta Silvério.

O IFSP tem cerca de 20 mil alunos matriculados em todo o Estado em cursos técnicos, licenciatura e pós-graduação gratuitos.

MAUÁ

Mauá também está perto de anunciar sede do IFSP na cidade. O município foi selecionado pela instituição de ensino e ofereceu o prédio da Emeja (Escola Municipal de Jovens e Adultos) Clarice Lispector, na Vila Bocaina, para sediar as aulas.

Conforme a administração, a instalação da unidade deve ser anunciada nos próximos meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;