Internacional Titulo Movimentação financeira
EUA alertam sobre possíveis transações de Yanukovich
Por
26/02/2014 | 03:45
Compartilhar notícia
Emilio Morenatti/Associated Press/Estadão Conteúdo


A Rede de Combate a Crimes Financeiros do Departamento do Tesouro dos EUA recomendou aos bancos que fortaleçam os mecanismos de monitoramento sobre as transações financeiras do ex-presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich. A recomendação também é válida para seus antigos funcionários.

O alerta foi feito para flagrar movimentações de ativos indevidamente apropriados do estado ucraniano, assim como recursos de subornos ou de outras formas de pagamento ilegais.

Esse aviso não constitui uma acusação direta dos EUA, mas economistas ocidentais têm acusado Yanukovich e seu governo de pilharem os cofres públicos e de construírem esconderijos secretos do dinheiro do contribuinte durante os anos no poder. Esses recursos seriam enviados para o exterior, segundo os economistas.

"É possível que, dada a situação na Ucrânia, funcionários seniores da administração de Yanukovich tentem mover seus ativos", disse um porta-voz do Departamento do Tesouro.

Ao ligar Yanukovich a possível roubo de ativos, a nota do Tesouro dos EUA essencialmente requer que os bancos reportem a Washington qualquer transação feita por ele. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;