Economia Titulo
TPP é possível se Obama for determinado, diz Amari
30/01/2014 | 04:56
Compartilhar notícia


O ministro da Economia do Japão, Akira Amari, disse nesta quinta-feira que ainda esperava que fosse estabelecido um importante acordo comercial envolvendo os Estados Unidos, o Japão e outros países da região da Ásia-Pacífico, mesmo com menos perspectiva de que o presidente norte-americano, Barack Obama, consiga apoio no Congresso para as negociações comerciais.

"Se o presidente Obama vem à mesa de negociações com uma determinação forte o suficiente para envolvê-los, outros países seguirão o exemplo e também farão mais esforços", afirmou Amari.

Os comentários de Amari foram feitos após a ruptura pública do líder da maioria no Senado, Harry Reid, com a Casa Branca sobre a política comercial. Reid disse nesta quarta-feira que se opunha à legislação destinada a suavizar a aprovação de acordos de livre comércio, um componente importante para a negociação de qualquer acordo.

Além disso, Amari disse que a negação da Autoridade de Promoção Comercial dos Estados Unidos para Obama não deve ser vista como uma sentença de morte para as negociações comerciais da Parceria Transpacífico. "Existem várias opiniões sobre a autoridade de Promoção Comercial", disse Amari. "Algumas pessoas dizem que vai ajudar as negociações enquanto outros dizem que não, porque ela vem com um monte de condições e solicitações do Congresso", concluiu. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;