Setecidades Titulo Inverno
Grande ABC
amplia vagas
em albergues

Cinco cidades oferecem 525 leitos para moradores de rua, 53 a mais que no ano passado

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
18/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


O Grande ABC se prepara para a chegada da estação mais fria do ano, na sexta-feira, com a ampliação do número de vagas para moradores de rua em albergues. Ao todo, cinco cidades terão a disposição dessa parcela da população 525 vagas, 53 a mais que no ano passado.

Em Santo André, serão ofertadas 105 vagas em albergues noturnos e pensões, em alguns casos. Além destas, há 100 oportunidades de atendimento a pessoas que demandam atenção especial, por um período maior. A expectativa é criar outras 25 vagas ainda neste ano.

Em São Bernardo, a Prefeitura oferece 190 vagas desde o ano passado. Conforme a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Márcia Barral, a quantidade supre a demanda. “Em média, abrigamos cerca de 110 pessoas por noite no albergue, que tem 150 vagas. Porém, se esfriar muito, temos como oferecer outras 40 na Sedesc. Nesse caso, o usuário dorme aqui, mas toma banho e faz as refeições no albergue.”

Diadema passou a oferecer neste ano 65 vagas, 20 a mais que no ano passado, divididas entre os albergues Transitória Casa do Caminho e ONG Mai. O município conta ainda com o Creas POP Rua (Centro de Referência Especializado de Assistência Social – População de Rua), com atendimentos durante o dia e encaminhamentos.

Em Ribeirão Pires, o número de vagas oferecidas pela Casa da Acolhida passou de 35 no ano passado para 45 neste ano. Já em São Caetano, o Lar Bom Repouso oferece 120 vagas em parceria com a Prefeitura. Mauá e Rio Grande da Serra não responderam.

Além de disponibilizar leitos, as cidades de Santo André, São Bernardo e Ribeirão Pires contam com serviço de abordagem de rua, que atua para tentar convencer o morador de rua a pernoitar no albergue.

PREVISÃO

O inverno começa a partir das 2h04 de sexta-feira e promete ser gelado e seco, conforme previsão da Somar Meteorologia. O meteorologista Gustavo Verardo explica que até o fim deste mês pode haver chuva, mas a tendência a partir de julho é de clima seco.

No ano passado, nos 93 dias de duração da estação (de 20 de junho a 21 de setembro), a média de chuva foi de 1,5 mm, de acordo com a Defesa Civil estadual.

As temperaturas ficarão abaixo da média no Grande ABC, que no inverno costuma registrar mínimas de, em média, 11,2ºC e máximas de 22,1ºC. “Diferentemente do ano passado, em 2013 não haverá dias de calor atípicos durante o inverno, pois as massas de ar polar incidirão com frequência em todo o Estado de São Paulo”, explica Verardo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;