Política Titulo Para esconder racha
PT apresenta dobrada com Siraque e Turco

Longe de consenso, Grana marca evento para ratificar as candidaturas do Paço de Sto.André

Por Fábio Martins,br>Do Diário do Grande ABC
10/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Diante de inúmeras demonstrações de estremecimento interno, o PT de Santo André fará ato, articulado pelo prefeito Carlos Grana (PT), para apresentar a dobrada oficial do Paço: Vanderlei Siraque, como candidato a deputado federal, e Luiz Turco, pleiteante a uma vaga para estadual. O evento, marcado para sábado, no escritório político, serve de pontapé inicial para convencer o apoio dos correligionários, além de sinal para que essa seja a única dupla da sigla na cidade.

Em contrapartida, há forte dificuldade de consenso em torno dessa interlocução ao processo eleitoral de 2014. A própria bancada petista na Câmara, composta por cinco parlamentares, está rachada. A maioria divide os votos e as promessas de atuar na campanha em um acordo por unidade partidária. O cenário também se reflete no diretório municipal. Por isso, o futuro episódio incidirá na manifestação pública de busca por integração.

No sétimo mandato de vereador, José Montoro Filho, o Montorinho, estuda a possibilidade de entrar na briga por uma cadeira na Assembleia Legislativa. Por enquanto, o parlamentar calcula a viabilidade eleitoral. O limite de corte do PT na eleição de 2010 foi de 70 mil votos. Em decorrência dessa alta quantidade de votos, o projeto está sob análise. Nos bastidores, o comentário é que Grana se comprometeu a dar suporte para Montorinho no ano que vem.

Turco reconheceu que já saiu à caça por adesões dentro da militância. Não só em Santo André, bem como nos demais municípios do Estado, promovendo peregrinação à empreitada eleitoral. Sem mencionar nomes, ele alegou que “têm grupos que estão se organizando” pelo ato em conjunto. “Não sei dizer se o foco será de fato uma apresentação, mas a reunião passa por tratar de candidaturas, em especial, do PED (Processo de Eleições Diretas).”

O pleito interno do PT ocorrerá em novembro. Atual mandatário da executiva local, Turco concorrerá à reeleição. O dirigente costura, ao lado de Grana, a chance de também ser candidato único à presidência do PED, evitando assim a disputa ocasionada em 2009. Na oportunidade, o páreo foi acirrado, com inscrição de 12 chapas e seis postulantes ao cargo máximo da legenda, o que levou a corrida para o segundo turno. Até agora, Turco é o único nome colocado.

Essa estratégia arquitetada, se concretizada, daria musculatura ao governo petista municipal nas esferas estadual e nacional, além de força internamente no partido. Interlocutores do Paço já têm o prognóstico de que o sucesso da dupla na eleição seria um reflexo da satisfação ou não do eleitorado em relação à administração Grana.

Siraque na reeleição e Turco, em sua primeira experiência eleitoral, entrariam no plano e no discurso de elaborar projetos para Santo André e garantir recursos no Orçamento por meio de emendas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;