Setecidades Titulo
Trote na Imes inclui bafômetro para evitar acidentes de trânsito
Por Bruno Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
13/02/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


Os veteranos da Universidade Imes de São Caetano lançaram uma campanha para evitar que o consumo exagerado de álcool transforme a festa de recepção dos calouros (o trote) em tragédia. Até sábado, eles estarão nas festas com bafômetros orientando os alunos, que abusaram na bebida, para que não dirijam.

Segundo o presidente do DCE (Diretório Central Estudantil) da Imes, Valter Garcia Júnior, 100 estudantes passaram pelo teste do bafômetro anteontem a noite, primeiro dia de trote.

“Era o número de bicos (que têm de ser descartados após o teste) que tínhamos. Hoje (ontem) vamos repetir os testes”, garantiu Garcia.

Caso tivessem passado da conta, os estudantes eram orientados a entregar o carro a um amigo ou esperar a bebedeira passar antes de seguirem para casa. Os membros do diretório estavam com camisetas com a frase “se beber, não dirija”.

A medida, no entanto, era apenas um detalhe na festa de recepção dos bichos. A Rua Joana Angélica, onde fica a entrada da faculdade e a maioria dos bares, teve de ser interditada ontem pela Polícia Militar para evitar maiores transtornos ao trânsito – e foi tomada por cerca de 500 alunos.

FOGO

Os excessos que o DCE tentava evitar ocorriam em meio à festa. Às 23h30, era possível encontrar rapazes e moças que estavam bebendo desde às 19h – em plena segunda-feira.

“Acho que passei do limite. Mas isso não acontece sempre. Estou de carro, mas vou devagar. Sei dos meus limites”, garantiu o estudante Rafael Casa Grande, 19 anos. Ele não fez o teste do bafômetro.

A maioria dos alunos estava mantendo o controle, dançando, cantando e pintando os bichos. Entretanto, foi fácil constatar cenas de brigas, pessoas passando mal e exibindo-se além da conta – tudo motivado pelas latas de cerveja a mais.

A preocupação dos veteranos, no entanto, era apenas garantir que essas pessoas não conduzissem os veículos.

O DCE programou atividades com os calouros até sábado. Na segunda-feira, a festa incluiu uma bateria de escola de samba, carro de som e shows pirotécnicos – tudo feito pelos estudantes. Sábado, o trote deve acabar com um show – com uma banda ainda a ser confirmada.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;