Internacional Titulo
Clinton pede retorno da democracia no Paquistao; regime nao cede
Do Diário do Grande ABC
25/03/2000 | 14:21
Compartilhar notícia


O presidente norte-americano Bill Clinton pediu este sábado um retorno à democracia no Paquistao, durante um discurso transmitido pela televisao paquistanesa ao término de sua visita a Islamabad, mas nao obteve nenhuma concessao do regime militar.

Clinton também pediu ao Paquistao que assine o Tratado de Proibiçao Total de Testes Nucleares, mas nao conseguiu nenhuma promessa do regime paquistanês sobre o desarmamento ou sobre a situaçao em Caxemira, afirmou Joe Lockhart, porta-voz da Casa Branca.

``A resposta a uma democracia defeituosa nao é suprimi-la, mas melhorá-la', afirmou o presidente norte-americano em seu discurso. O general Pervez Musharraf, homem forte do país, com quem Clinton se entrevistou este sábado na capital paquistanesa, sempre afirmou que o regime do primeiro-ministro Nawaz Sharif, a quem depôs no dia 12 de outubro do ano passado, nao era uma verdadeira democracia.

Em relaçao à India, Clinton disse que nao pode haver uma soluçao militar para a divergência entre os dois países e pediu que o Paquistao retire seu apoio aos movimentos separatistas que combatem o exército indiano em Cachemira, uma regiao do Himalaia majoritariamente muçulmana que os dois países disputam.

A conversaçao ``franca e sincera' de Clinton durante uma hora e 40 minutos com o general Musharraf permitiu contudo ao presidente expressar ``sua grande preocupaçao' sobre o rumo tomado pelo Paquistao, durante muito tempo aliado dos Estados Unidos, disse Lockhart.

Mas o homem forte paquistanês se manteve em suas posiçoes. ``Nao conseguimos nenhuma promessa sobre o retorno à democracia', adiantou Lockhart.

Clinton também pediu ao regime militar que nao condene à morte o ex-primeiro-ministro deposto Sharif, que está sendo julgado por um tribunal antiterrorista em Karachi (Sul), onde pode ser condenado à pena capital.

O presidente dos Estados Unidos partiu do Paquistao na tarde deste sábado, após as conversaçoes infrutíferas com os dirigentes militares paquistaneses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;