Esportes Titulo
Brasil se prepara para ser eleito sede da Copa do Mundo 2014
Da AFP
29/10/2007 | 15:53
Compartilhar notícia


Único candidato com parecer favorável do comitê de inspeção, o Brasil deve ser declarado nesta terça-feira país sede da Copa do Mundo de 2014 pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) em Zurique, na Suíça. O dossiê brasileiro deve ser apresentado na manhã de terça-feira, antes de o comitê executivo da Fifa formalizar a decisão.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve chegar nesta terça-feira a Zurique para o evento, e todo o Brasil vão poder festejar já nesta terça-feira. Depois, será preciso adaptar – até 2014 – o país às promessas contidas no dossiê.

Dezoito cidades do Brasil são candidatas a sediar jogos da Copa do Mundo. No projeto final, elas serão apenas entre oito e 13. Há algumas certezas: o Maracanã será completamente reformado para receber os jogos e a final do Mundial; e o Morumbi, em São Paulo, também será submetido a algumas reformas. Quatro novos estádios serão construídos no nordeste do país, para que as regiões mais pobres também possam se beneficiar da Copa do Mundo.

De acordo com Ricardo Teixeira, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), este Mundial será financiado em grandes parte por recursos privados. O relatório de inspeção emitiu, por enquanto, um parecer favorável ao futuro projeto financeiro. Estima-se que a Copa do Mundo renderá US$ 390 milhões em bilheteria, com 3 milhões de ingressos vendidos.

O Brasil deverá fazer esforços em matéria de alojamento. A Fifa prevê um mínimo de 55 mil apartamentos, mas destaca que mesmo se o país contar com "uma incrível capacidade em matéria de infra-estrutura hoteleira, pelo menos quatro cidades terão grandes dificuldades na organização".

O relatório de inspeção também mencionou o problema da alta criminalidade no país, que assusta vários observadores estrangeiros. Segundo o grupo de inspeção, "a realidade não é tão terrível assim. Algumas das capitais brasileiras têm problemas sim, mas não é caso da maioria das cidades candidatas". O relatório citou as promessas do governo brasileiro de investir US$ 3,3 bilhões até 2012 numa campanha de segurança", e também destacou "a grande experiência do Brasil na organização de grandes eventos".

De um modo geral, o relatório conclui que o país "tem a capacidade de organizar uma Copa do Mundo excepcional", e frisa que "o Mundial trará benefícios para a comunidade do futebol, mas também para a população brasileira". "Sendo sede de um Mundial, o Brasil conhecerá uma melhoria socioeconômica e educativa. Haverá muitos elementos positivos, não só para o futebol mas também no âmbito econômico, educativo social. A Copa de 2014 vai marcar nossa história", resumiu o atacante Romário, campeão do Mundial de 1994.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;