Política Titulo Em live
Reitor da USCS afirma que iniciar a carreira política é uma possibilidade

Leandro Prearo disse que aceitaria convites após deixar instituição

Da Redação
10/02/2022 | 08:16
Compartilhar notícia
Reprodução


Reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), o professor Leandro Prearo, 42 anos, admitiu ontem que poderá seguir carreira na política assim que deixar o comando da instituição. “É uma possibilidade”, disse. A declaração foi dada em live veiculada no Facebook do Diário, onde ele foi entrevistado pelo diretor adjunto de Redação, Evaldo Novelini.

Ao ser questionado se tinha intenção de entrar na política, Prearo respondeu que sua pretensão “é fazer um bom mandato” na USCS. “Mas todos somos políticos”, ressalvou, antes de confirmar que pode disputar o voto dos eleitores nas urnas após sair da instituição. “Depois disso, se vierem convites, eu estarei por aqui.”

Prearo assumiu a reitoria da USCS em 24 de junho de 2020, substituindo Marcos Sidnei Bassi, diretor superintendente do Diário. A atual gestão, para a qual foi eleito, começou em 24 de fevereiro do ano passado e vai até 2025. Na sequência, ainda pode ser reeleito para mais quatro anos.

“Se eu tiver, por acaso, mais um mandato, uma reeleição, vou deixar de ser reitor com menos de 50 anos, com 40 e poucos anos. E aí vou ter de escolher que caminho seguir. (A política) É uma possibilidade. Não tenho pretensão. Quero só, realmente, do fundo do coração, fazer o melhor possível nesta universidade que amo, onde estou há 20 anos, e dou minha vida a ela com muito carinho”, declarou.

As especulações sobre eventual interesse de Prearo na política partidária se acentuaram no fim do mês passado, quando ele se encontrou com a senadora e pré-candidata à Presidência da República pelo MDB, Simone Tebet.

O reitor da USCS é próximo ao grupo político liderado pelo prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), com quem Prearo estreitou o diálogo. “O prefeito Auricchio eu digo que é um dos poucos do Brasil que entendeu, como já entenderam os grandes líderes europeus, a importância da universidade, de estar juntos na construção das políticas públicas. A gente fica muito feliz com isso.”

Autarquia municipal, mas gozando de autonomia administrativa, a USCS tem ocupado cada vez mais espaço no governo são-caetanense. A universidade, por exemplo, vai gerir os futuros Hospital Veterinário e o Hospital Universitário, dois dos principais projetos de Auricchio na atual gestão, que se encerra em 2024.

Prearo afirmou que pretende ampliar o relacionamento: “É o que a gente deseja. É parar de construir conhecimento intramuros. Então, a gente deve evoluir muito nesta parceria. Deve crescer na saúde, obviamente, mas (também) na educação. A gente tem muito a oferecer e devolver para a sociedade”. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;