Cena Política Titulo
Temperatura volta a subir em S.Bernardo
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
29/10/2021 | 00:19
Compartilhar notícia


Voltou a esquentar o clima nos bastidores da política de São Bernardo, em especial no grupo do prefeito Orlando Morando (PSDB). No primeiro semestre, boa parte da base de sustentação do tucano na Câmara ameaçou se rebelar e passar a aprovar série de requerimentos indigestos, além de travar votações do Paço na casa. Houve conversa, os ânimos se acalmaram diante de promessas e o Legislativo tornou a não colocar pedras no caminho do prefeito. Nas últimas semanas, porém, a situação se inverteu. Tanto que Morando foi aconselhado a chamar a bancada para dialogar. Nesta semana, promoveu encontro com todos os parlamentares situacionistas – e postou em suas redes sociais, para dar sinais de prestígio aos aliados. Mas tem pensado em promover um jantar pomposo com os vereadores. Tudo para evitar dor de cabeça enquanto seu foco são as prévias do PSDB para escolha do presidenciável tucano – ele apoia o governador paulista João Doria – e articulações para buscar ser vice na chapa de Rodrigo Garcia (PSDB) ao governo do Estado.

Estratégia
Orlando Morando (PSDB) adotou estratégia de nunca falar com a base em separado. Em grupo, ele confidenciou a alguns interlocutores, que os vereadores insatisfeitos ficam acoados e não colocam à mesa suas reivindicações. Na primeira crise, no primeiro semestre, Morando até chamou isoladamente alguns vereadores que ele considerava serem os articuladores dos blocos de quem queria desembarcar da base. Ouviu coisas que não queria e percebeu que, isoladamente, os vereadores eram mais corajosos.

G-10
Depois de esta coluna mostrar que o vereador Almir do Gás (PSDB), de São Bernardo, ameaçar sair do G-10, grupo de dez vereadores da base do prefeito Orlando Morando (PSDB) que se prega independente, os integrantes do bloco buscam contornar a situação. Houve reunião para apaziguar a situação, com garantia que a ala está firme, a despeito de opiniões diferentes que existam dentro do G-10.

Candidatura definida
O PV de Diadema aprovou a indicação da ex-secretária de Habitação, ex-vereadora e ex-deputada estadual Regina Gonçalves (PV) como pré-candidata a deputada federal no ano que vem. Ela disputou justamente esse cargo na eleição de 2018, recebeu 26.312 votos, e não obteve sua cadeira. A legenda busca se reconstruir depois do mandato do ex-prefeito Lauro Michels (PV). O verde decidiu sair da cidade para se dedicar à família. Regina foi candidata a vice em chapa encabeçada pelo ex-presidente da Câmara Pretinho do Água Santa (DEM) à Prefeitura no ano passado – a dupla terminou o pleito na quarta colocação.

Almoço
Circula em grupos de WhatsApp da classe política de Mauá uma foto de um almoço do prefeito Marcelo Oliveira (PT) com o ex-prefeiturável José Roberto Lourencini (PSDB), empresário do ramo mercadista do município. Lourencini parece ter gostado da vida pública e tem anunciado que vai ser candidato a deputado no ano que vem, provavelmente a estadual. A imagem mostra certa aproximação entre petista e tucano, fato que colocou dúvida na cabeça que quem faz a política no município.

Homenagem
O deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), de São Bernardo, vai homenagear o padre Júlio Lancellotti com o colar de honra ao mérito, mais alta honraria da Assembleia Legislativa. A sessão está marcada para quinta-feira, às 19h30, na casa. O presidente do Grupo Tortura Nunca Mais, Ariel de Castro Alves, foi quem apresentou a proposta para o deputado.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;