Nacional Titulo
Pitta: oposiçao crê que afastamento apresse impeachment
Do Diário do Grande ABC
25/03/2000 | 13:15
Compartilhar notícia


Vereadores da oposiçao esperam que a decisao da Justiça de afastar o prefeito Celso Pitta (PTN) acelere seu processo de impeachment na Câmara Municipal. Na visao dos oposicionistas, o afastamento deve apressar o processo político no legislativo.

"Os governistas nao vao querer defender um prefeito afastado pela Justiça", acredita a vereadora Aldaíza Sposati (PT). "O afastamento de Pitta deve dar fôlego às investigaçoes que já acontecem na Câmara, inclusive contra Maria Helena", disse, referindo-se à comissao processante que julga a vereadora Maria Helena (PL).

Os governistas admitem que a situaçao do prefeito se complicou, mas, oficialmente, todos esperam uma definiçao jurídica sobre a situaçao no Palácio das Indústrias, antes de tomar alguma posiçao. Algumas bancadas estiveram reunidas no fim de semana avaliando a situaçao.

"Estamos na expectativa, pois a situaçao é mais delicada", disse o líder do PPB, Cosme Lopes. O partido é a principal base de sustentaçao do prefeito Câmara. "Ninguém vai tomar uma atitude antes da questao jurídica ser resolvida." Um governista que pediu para nao ser identificado lembrou que a decisao dos parlamentares levará em consideraçao a aproximaçao do pleito eleitoral. "Ninguém vai querer segurar o rojao do desgaste ao defender o prefeito", admitiu o parlamentar.

Mesmo assim, os aliados de Pitta devem agir para defender o prefeito e afastar a Câmara do centro das atençoes. Uma das alternativas é impedir a instalaçao da Comissao Parlamentar de Inquérito contra Pitta. O argumento é que a CPI seria desnecessária, pois a Justiça está tomando as providências necessárias em relaçao ao Executivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;