Política Titulo Gastos da gestão Morando
Ação popular questiona edital da publicidade de S.Bernardo

Vereador argumenta que gasto do contrato supera orçamento da pasta de Comunicação

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
23/06/2021 | 00:01
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Nario Barbosa/ DGABC


Os vereadores Glauco Braido (PSD), de São Bernardo, e Rubinho Nunes (sem partido), de São Paulo, ingressaram com ação popular contra Thais Santiago, secretária de Comunicação do governo do prefeito são-bernardense, Orlando Morando (PSDB), com pedido de suspensão da licitação conduzida pela titular da pasta para contratar agência de publicidade.

Conforme a peça, em trâmite na 1ª Vara da Fazenda Pública, cujo titular é o juiz Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho, a concorrência traz série de irregularidades, como dano ao erário por se tratar de contratação com valor superior ao orçamento da secretaria, lesão à moralidade administrativa por envolver cifras “exorbitantes”, e violação ao princípio da legalidade.

Integrantes do MBL (Movimento Brasil Livre), Glauco e Rubinho sublinharam que o contrato de publicidade pode envolver três empresas diferentes, cujos gastos de cada um dos vínculos podem atingir R$ 15,4 milhões ao ano – somados, R$ 46,2 milhões. O valor supera em R$ 22,8 milhões a dotação orçamentária da Secretaria de Comunicação, segundo a LOA (Lei Orçamentária Anual), já que a verba reservada ao setor é de R$ 23,4 milhões.

A quantia fica mais discrepante na comparação com a verba reservada pela LOA para a Secretaria de Comunicação empregar com prestadores de serviço: R$ 19,1 milhões. Ainda de acordo com a ação popular dos parlamentares, relatório da Prefeitura sobre a execução orçamentária até o segundo bimestre do ano, publicada no Diário Oficial no dia 28 de maio, mostra que R$ 10,07 milhões foram gastos na rubrica de comunicação social. Em tese, a pasta teria somente R$ 8,987 milhões para o contrato com prestadores de serviço.

“Denota-se que a estimativa que Secretaria de Comunicação pretende gastar com a contratação de empresas de publicidade é infinitamente superior à quantia que a pasta tem para despender até o fim do corrente ano. O dano ao erário é evidente. E, por óbvio, deve ser coibido por via da ação popular”, escreveram os vereadores.

Os parlamentares também citaram que houve descumprimento à Constituição Federal porque foi tocada adiante licitação que iria extrapolar a dotação orçamentária do setor e com valor considerado “exorbitante”, em especial pelo enfrentamento à pandemia de Covid-19, que trouxe reflexos na arrecadação municipal, no aumento do desemprego e na alta de procura pelos serviços públicos de saúde e educação.

“Muitos munícipes me procuraram na Câmara tentando entender o que anúncios institucionais da Prefeitura de São Bernardo faziam no horário nobre da grade da Globo, durante seu principal programa, o Big Brother Brasil, no auge da pandemia. Isso chamou minha atenção. Pesquisei e tive acesso a dados que revelaram que a previsão de gastos com publicidade no município, sobretudo com os novos contratos com empresas de publicidade (com licitação prestes a se encerrar), pode extrapolar o limite orçamentário previsto na LOA do ano corrente. Assim, o Rubinho Nunes e eu decidimos entrar com uma ação para coibir esse desrespeito ao dinheiro do contribuinte de São Bernardo”, disse Glauco, ao Diário.

Em nota, a Prefeitura “informou que não foi notificada sobre a ação mencionada, portanto, não vai opinar ou emitir qualquer juízo de valor sobre o assunto”.

CLASSIFICAÇÃO
Ontem, a administração Morando informou a classificação das empresas na concorrência para contratação de agência de publicidade. A MWorks Comunicação, ligada à gigante do mercado WmcCANN, ficou na primeira colocação. O segundo lugar está com a Benjamin Comunicação. O terceiro, Puxe Comunicação. A concorrência está em fase de recurso, por isso não foi homologada pelo Paço. 




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