Internacional Titulo
Encontro entre OSCE e Chechênia será estudado
Por Do Diário do Grande ABC
15/12/1999 | 10:55
Compartilhar notícia


Um encontro entre o presidente independentista, Aslan Maskadov, e o presidente em exercício da OSCE (Organizaçao para a Segurança e a Cooperaçao na Europa), Knut Vollebaek, está sendo estudado, de modo a cessar os combates entre russos e chechenos.

A Chechênia está disposta a ``um importante compromisso que levaria em consideraçao os interesses da Rússia, uma potência mundial', disse Markadov em uma entrevista à agência russa Interfax, sem precisar a natureza do compromisso.

O mandatário checheno insistiu em reunir-se com o presidente da OSCE, Knut Vollebaek, que esta quarta-feira visitará as zonas sob controle russo na Chechênia. ``Se a Europa está preocupada com a sorte do povo checheno, o presidente da OSCE nao deve escutar unicamente a parte que bombardeia civis em aldeias e cidades, mas também o presidente da Chechênia', declarou Markadov.

Se o encontro for aprovado, deverá reunir Aslan Maskadov, Knut Vollebaek e o ministro russo para Situaçoes de Emergência, Serguei Choigu.

Choigu havia anunciado sua intençao de entrar em contato com Maskadov para estudar a retirada dos civis de Grozny.

Em sua entrevista à Interfax, Maskadov assinalou que os civis nao podem partir livremente de Grozny devido à continuaçao dos disparos de artilharia e bombardeios aéreos, que, segundo ele, causam uma centena de mortos diariamente.

Oficiais russos a 10 km de Grozny informaram que os combates iniciados no bairro de Jankala (Zona Leste), terça-feira, continuaram nesta quarta-feira, pois os chechenos apresentam grande resistência. ``A situaçao é muito difícil e os combatentes chechenos estao muito bem preparados', estimou um oficial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;