Memória Titulo
No bairro do Santo Antônio, a Paróquia de São Benedito

Neste Dia de Santo Antônio, uma notícia do velho bairro dos Casa, em São Bernardo

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
13/06/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Neste Dia de Santo Antônio, uma notícia do velho bairro dos Casa, em São Bernardo. Em abril último, o bairro foi elevado à paróquia, por ato do bispo diocesano, Dom Nelson Westrupp. A nova paróquia recebeu o nome de São Benedito.

Os antigos chamavam o núcleo de Santo Antonio do Bairro dos Casa, em homenagem ao santo patrono da capelinha histórica, hoje tombada pelo município. Mas a Igreja, ao desmembrar a Paróquia de Nossa Senhora Assunção, optou pelo santo da igreja vizinha - Benedito - porque São Bernardo já tem a Paróquia de Santo Antonio do Batistini.

Uma pena. Perdeu-se a tradição histórica. Menos ruim que a capelinha de Santo Antonio está preservada, do outro lado da rua em relação ao endereço da igreja de São Benedito, que fica à Rua Wádia Jafet Assad, 690, e que é bem mais nova que a antiga capela.

Por questões internas da Igreja, a capela histórica de Santo Antonio do Bairro dos Casa já pertenceu à Paróquia de Santo Antonio do Batistini, e não à do bairro Assunção. Eram os tempos do monsenhor Jerônimo Noviello, então vigário geral da diocese, quando o bispo era dom Jorge Marcos de Oliveira.

E com os dois Antonios, nunca houve confusão entre os bairros. Pelo menos entre os antigos.

DO JAPÃO AO BRASIL, 100 ANOS DE HISTÓRIA
Akiko Kawauchi (Londrina, PR, 8-4-1942). Sexta filha de um total de nove filhos do casal Kizo Sogabe e dona Hatsume. E secretária executiva do Centro Recreativo e Esportivo Gonzaga Nipo-Brasileiro, o Nihondin-Kai, de São Caetano.

Os pais casaram no Japão, na província de Ehime, e embarcaram para o Brasil. Corria a década de 1930. Os nove filhos são brasileiros e o mais velho tem 81 anos.

Aos sete anos, Akiko seguiu para o Japão, realizou os estudos e retornou ao Brasil, quando completou 18 anos. Morou no Mato Grosso, em Londrina novamente, em São Paulo e está em São Caetano desde 1978. Casada com Shiroshi Kawauchi, tem duas filhas, Jussara e Elisabete, e um neto.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 13 de junho de 1978

Manchete - Pleitos indiretos ficam submetidos à fidelidade partidária.

Editorial - É difícil confiar nas reformas.

Sindicalismo - Grupo Villares concede 11% a 3.700 empregados.

Diadema - Custo impede a Prefeitura de instalar semáforo.

Literatura - Jornalistas Guido Fidelis e Virginia Pezzolo, de Santo André, incluídos na ‘Antologia do Conto Paulista', a ser lançada em setembro em edição japonesa.

Copa do Mundo - Domingo, em Mar del Plata: Brasil 1 x 0 Áustria.

Futebol - No Bruno Daniel: Santo André 2 x 1 Nacional.

Polícia - Vítima desarma e mata assaltante no Jardim Zaíra, em Mauá.

EM 13 DE JUNHO DE...
1973 - Os pesquisadores Wanderley dos Santos e Miguel Antonio Falcetta comunicam à Prefeitura de Ribeirão Pires que a histórica capela do Pilar foi erigida em 1714. Ribeirão Pires acatou a informação e editou o livro História de Ribeirão Pires, de Wanderley dos Santos, edição de 1974.

HOJE
Dia do Turismo.

SANTOS DO DIA
Antonio, Aquilina e Peregrino.

Santo Antonio de Pádua (Itália) é o mesmo de Lisboa (Portugal).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;