Política Titulo
Tudo pronto para votar cassações
Por Das Agências
27/02/2006 | 08:15
Compartilhar notícia


O julgamento dos parlamentares suspeitos de quebra de decoro durante a onda de denúncias da crise política devem entrar em fase final no mês de março, quando o plenário da Câmara dos Deputados começa a votar os relatórios aprovados pelo Conselho de Ética. Seis deles estão prontos para votação final.

Na semana passada, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, afirmou que dará prioridade de votação aos processos por quebra de decoro parlamentar e às medidas provisórias com prazo de tramitação vencido. Os trabalhos do Congresso voltam ao normal a partir do dia 6.

E até o próximo dia 8, os processos contra os deputados Professor Luizinho (PT-SP) e Roberto Brant (PFL-MG) devem entrar na pauta no plenário. A maioria dos processos envolve as denúncias de uso de recursos repassados pelo publicitário Marcos Valério. Mas também há casos como o do deputado Onyx Lorenzoni (PFL-RS) instaurado após a divulgação de dados sigilosos das CPIs e também o da deputada Zulaiê Cobra (PFL-SP), em que o PT fez uma representação contra a parlamentar após uma acusação de que o partido teria mandado assassinar o prefeito de Santo André, Celso Daniel. De acordo com presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), os quatro relatórios devem ser concluídos em março.

O primeiro, que deve ser votado no dia 7 de março, trata do processo disciplinar contra o deputado João Paulo Cunha (PT-SP). Desde que o escândalo do mensalão explodiu o quadro no Congresso é o seguinte: cassados: José Dirceu (PT-SP) Roberto Jefferson (PTB-RJ); renunciaram antes da abertura dos processos: Bispo Rodrigues (PL-RJ) Valdemar Costa Neto (PL-SP) Paulo Rocha (PT-PA) José Borba (PMDB-PR); foram absolvidos: Sandro Mabel (PL-GO) Romeu Queiroz (PTB-MG); aguardam julgamento em plenário: Professor Luizinho (PT-SP) Roberto Brant (PFL-MG) João Magno (PT-MG) Pedro Correa (PP-PE) Pedro Henry (PP-MT) Wanderval Santos (PL-SP); aguardam posição do Conselho de Ética: João Paulo Cunha (PT-SP) José Janene (PP-PR) José Mentor (PT-SP) Josias Gomes (PT-BA) Vadão Gomes (PP-SP) Zulaiê Cobra (PFL-SP) Onyx Lorenzoni (PFL-RS).

Pauta trancada – Na Câmara Deputados, a pauta está trancada por medidas provisórias. Uma delas é a que modifica a estrutura do Simples. O plenário também deverá avaliar a medida que abre crédito extraordinário de R$ 350 milhões para o Ministério dos Transportes e outra que destina R$ 74 milhões para os ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores. Depois disso, os deputados deverão votar destaques ao projeto que reduz custos em campanhas eleitorais e a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;