Memória Titulo
Por que Ribeirão Pires tem vergonha da sua estação?

"Envio fotos recentes da construção de quiosques pela Prefeitura de Ribeirão Pires em terrenos pertencentes à concessionária CPTM...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/02/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


"Envio fotos recentes da construção de quiosques pela Prefeitura de Ribeirão Pires em terrenos pertencentes à concessionária CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Veja o que pode fazer na preservação deste patrimônio tão querido, que é a estação ferroviária de Ribeirão Pires, um dos últimos vestígios das construções inglesas por nosso Estado, da antiga SPR (São Paulo Railway), hoje vulgarmente chamada de SPR (Serviu Para Recordar)."

Adalberto Dias Almeida, pesquisador da memória.

A denúncia de Adalberto Dias Almeida demonstra que o entorno da Estação Ferroviária de Ribeirão Pires está sendo desrespeitado; o antigo (e histórico) calçamento de paralelepípedos foi arrancado e substituído; e em nome da modernidade, um dos cenários mais aconchegantes do Grande ABC segue os maus caminhos das cidades maiores. Sepulta-se a história.

A obra é municipal, em área federal. Como foi que se deu essa discussão? Houve discussão? Quem aprovou o quê? Com a palavra a Rede Ferroviária, a CPTM e, em especial, a Prefeitura de Ribeirão Pires.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). Memória. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

TRIANON AM (740). Quinta Avenida. Hoje: o sax-tenor Tex Beneke à frente de sua big band; entre os cantores, Earl Coleman. Amanhã: John Stevens e Etta James. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br

ELDORADO AM (700). Brasil em Todos os Tempos. Os profetas da chuva do Nordeste: Ribamar Lima e João Soares, de Quixadá (CE). Eles fazem previsão do tempo sem auxílio de equipamentos meteorológicos ou computadores. E acertam nas previsões. Âncora e apresentador, Geraldo Nunes; apoio, Valéria Rambaldi. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br .

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Rosana (O amor e o poder, versão de Cláudio Rabelo e a pedido da ouvinte Nolita Ferraz, da Vila Formosa), Kátia (Lembranças, de Erasmo Carlos). Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc. com.br .

PÉROLA DA SERRA (87,5). Reminiscências. Notas e casos de Ribeirão Pires. Com Américo e Lina Del Corto, Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 20 de fevereiro de 1980

Manchete - Região revela hoje e amanhã os campeões do Carnaval

Comentário - "Noite de segunda-feira foi uma loucura nos salões do Grande ABC. Uma gostosa loucura, com todos os espaços tomados de colorido e animação" (Chiquinho Palmério, da Coluna S, antecessora do Estilo Angélica).

Editorial - É hora de caírem as máscaras.

Panificadores - Proprietários de 115 padarias decidem fundar a Associação dos Panificadores do ABC.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Leite já começa a faltar nas padarias.

Migração - Será inaugurado hoje o Centro do Migrante, na Matriz da Boa Viagem, em São Bernardo.

Polícia - Ladrões matam comerciante em Diadema.

EM 20 DE FEVEREIRO DE...

1970 - João Café Filho, ex-presidente da República, morre no Rio de Janeiro, aos 71 anos.

SANTOS DO DIA

Eleutério, Leão de Catânia (na estampa), Margarida de Cortona, Nilo e Zenóbio.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

TRABALHADORES

Nascem em 20 de fevereiro:

1 - João Batista de Oliveira. 1912. Natural de Guaxupé (MG). Serrador da Formicida B. Duarte. Residência: Ribeirão Pires.

2 - Maria de Lurdes Furtado. 1920. Auxiliar de laboratório da Rhodia Química. Residência: Rua das Monções, 202, Bairro Jardim, Santo André.

3 - Armando Collato. 1921. Natural de Mogi Mirim (SP). Mecânico da Indústria de Sais Minerais. Residência: Rua Santo Antonio.

FONTE - Primeiro livro geral de registros dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;