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Meca-Cola, 'versão islâmica' da Coca, conquista Oriente Médio
Por Da AFP
19/01/2003 | 15:28
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A versão "islâmica" da Coca-Cola, a Meca-Cola, está conquistando todo o Oriente Médio. Produzida pela Meca-Cola Beverage Company, já vendeu mais de 2,2 milhões de garrafas em menos de dois meses.

"A Arábia Saudita já fez um pedido de cinco milhões de garrafas de 1,5 litros", afirmou o inventor da bebida, Tawfik Mathluthi, um franco-tunesiano que fundou, em 1987, a Rádio do Mundo Árabe.

"Vários países do Oriente Médio, entre eles Síria, Líbano, Sudão, Irã, Iraque, Iêmen, Jordânia e Líbia, já concordaram em distribuir o produto", afirma Mathluthi.

O nome Meca-Cola se inspira em Meca, o principal lugar santo do Islã, situado na Arábia Saudita, e pretende ser "uma fundação e um meio de combater a hegemonia norte-americana", diz Mathluthi, que se considera, no entanto, um "admirador" dos Estados Unidos.

A Meca-Cola é um produto com consciência social, pois cede 20% de seus lucros líquidos para obras de caridade, sendo que 10% são destinados a obras palestinas estritamente humanitárias para a infância, a educação e a conservação do patrimônio, explica o inventor.

"Os outros 10% são dados a associações na Europa que trabalham pela paz no mundo e apóiam o povo palestino em sua legítima luta por sua independência".

A garrafa menciona em seu rótulo o compromisso de destinar essas porcentagens e, ironizando a Coca-Cola, incentiva os consumidores a "não beber mais de maneira idiota". "Beba com compromisso" e "beba para defender nossa dignidade", dizem as os slogans sobre um fundo vermelho.

A imagem da mesquita de Al-Qods (Jerusalém), terceiro lugar do Islã, que aparece no fundo do rótulo, mostra com clareza o "compromisso" do produto.

O invetor diz que se inspirou na Zamzam-Cola, a versão iraniana da Coca-Cola, que também tem um grande êxito em vários países árabes, onde a população cada vez mais boicota os produtos norte-americanos. "Nesses tempos particulares de 'islamofobia', nos parece importante ter um signo unificador", explica.

Animado com o sucesso da bebida, Mathluthi sonha com um produção de 200 milhões de garrafas até o final do ano e pretende lançar no mercado o "Halal Fried Chicken", uma versão islâmica do "Kentucky Fried Chicken", e a nova bebida "Mecca-Cola-Café", com sabor café.




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