Nacional Titulo
Bancos de sangue precisam de doação antes do Carnaval
Por Do Diário OnLine
13/02/2007 | 17:54
Compartilhar notícia


A Secretaria de Estado da Saúde pretende realizar nesta semana ‘pré-Carnaval’ um reforço nos bancos de sangue do Estado. O governo teme que, durante o feriado, os estoques dos bancos de sangue de São Paulo cheguem a zero, impossibilitando até mesmo a realização de cirurgias.

Tradicionalmente a Secretaria percebe redução de 30% do estoque de bancos de sangue em feriados. No Carnaval, quando geralmente há necessidade de sangue para atendimento de urgência (especialmente para vítimas de acidentes), a diminuição pode bater a marca de 40%.

Para evitar o problema, a Secretaria resolveu convocar os paulistas para doação de sangue antes do feriado. "A Secretaria vem incentivando a doação e prepara um esquema especial para o feriado, mas é de extrema importância que as pessoas compareçam aos bancos. É um gesto simples, que realmente pode salvar vidas", afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos pode doar sangue. O candidato deve estar bem alimentado e munido de documento original com foto. Não pode doar sangue quem teve hepatite após os 10 anos de idade, seja portador de hepatite B, hepatite C, Aids e usuários de drogas injetáveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;