Nacional Titulo
Fumantes revelam dificuldades em deixar o vício
Do Diário do Grande ABC
13/06/1999 | 17:03
Compartilhar notícia


Em geral, eles fumam há mais de 20 anos, cerca de um maço de cigarros por dia, e a maioria já tentou, sem sucesso, abandonar o vício. Boa parte nao resiste e dá a primeira tragada cinco minutos depois de acordar pela manha. Esta é uma amostra do perfil do tabagista brasileiro, traçada por uma pesquisa feita pelo programa Disque Saúde do Ministério da Saúde.

Foram ouvidas 826 pessoas que ligaram em busca de informaçoes sobre o setor, mas, convidadas, acabaram aceitando participar do levantamento do Disque Saúde. O programa tem hoje atendentes preparados para orientar pessoas sobre os efeitos do tabaco e sobre serviços de saúde onde podem obter apoio para vencer o vício.

A pesquisa mostra que as mulheres assumiram mesmo o hábito do consumo do tabaco. Dos 826 participantes da pesquisa, 282 eram homens e 296 mulheres. Duzentos e cinquenta e oito ligaram de Sao Paulo, e outros 128, do Rio de Janeiro.

Os que fumam há mais de 20 anos sao 350. Outros 254 carregam o vício há pelo menos 11 anos. A maioria - 476 pessoas - fuma entre 10 e 20 cigarros diariamente, mas 113 participantes admitiram consumir mais de 30 cigarros a cada dia, ou 900 a cada mês ou mias de 10 mil ao ano.

Ansiosas, 326 pessoas, ou 39% do total, fumam o primeiro cigarro cinco minutos depois do despertar. Mais moderados, 118 esperam pelo menos uma hora para dar a primeira tragada pela manha.

A faixa etária entre os 21 e 50 anos de idade é a que concentra um número maior de fumantes e de consumidores há mais tempo. Mas, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o brasileiro começa a fumar entre os cinco e os 19 anos de idade.

Entre os casados estao os que fumam há mais de 20 anos, nos primeiros cinco minutos do dia e também sao eles os que mais tentaram parar de fumar. O Inca diz que 80% dos fumantes desejam parar, mas só 3% conseguem a cada ano. Certamente estes correrao menos riscos de gastar até US$ 55 mil para um tratamento resultante de infarto ou US$ 11 mil para manter normal a pressao arterial.

Manual - Para os fumantes, o Ministério da Saúde adverte: nao é fácil, mas é saudável tentar parar de fumar. No manual "Preciso deixar de fumar....Me ajuda?", o governo informa que após dois minutos sem tragar, a pressao arterial e pulsaçao voltam ao normal.

Após três semanas sem fumar, a respiraçao é mais fácil. Depois de 10 anos, o risco de sofrer infarto é o mesmo de quem nao fumou. Se isso nao adiantar, no que se pode deixar de gastar nao comprando cigarro?

O Instituto de Câncer lembra que o cigarro tem matado mais de 3 milhoes de pessoas por ano e que, no Brasil, sao oito vítimas diárias. Os médicos ingleses fumantes já pensaram no assunto e o índice de viciados entre eles caiu de 60% para atuais 9%.

O tabagismo, dizem os especialistas, está relacionado a 30% das mortes de câncer, 90% das ocorridas por câncer do pulmao e por 25% dos óbitos por derrame.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;