Setecidades Titulo LUTO
Maestro Silvio Baccarelli morre, aos 88, na Capital

Idealizador da Orquestra Sinfônica Heliópolis, regente foi cremado ontem, na Vila Alpina

Por Aline Melo
23/06/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Nome que ficou conhecido por ajudar jovens de comunidades carentes por meio da música, o maestro Silvio Baccarelli morreu na sexta-feira, aos 88 anos, na Capital. Ele estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa com infecção urinária. Seu corpo foi cremado ontem, na Vila Alpina, em São Paulo.

Baccarelli começou a trajetória na música ainda novo, aos 12, em Minas Gerais, Mas ficou bem conhecido após um incêndio tomar conta da favela Heliópolis, na Capital paulista. O ano era 1996. Após ver a notícia na TV, o regente arregaçou as mangas e criou projeto de formação de músicos destinado a crianças e jovens da comunidade. Daí surgiu o Instituto Baccarelli, organização sem fins lucrativos de onde saíram a Orquestra Sinfônica Heliópolis e o Coral da Gente.

Isaac Karabtchevsky, diretor do instituto, lamentou a morte do regente nas redes sociais. “O falecimento do maestro Baccarelli representa uma perda inestimável para o meio musical brasileiro”. Por motivos de saúde, o regente estava afastado do projeto desde 2011. Hoje o espaço atende anualmente mais de 1.000 crianças e jovens por meio de programas socioculturais na comunidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;