Política Titulo São Bernardo
Museu passará por análise para execução de obra

Prefeitura contrata empresa para apurar serviço de mão de obra no prédio que abrigará Fábrica de Cultura

Por Raphael Rocha
Do dgabc.com.br
21/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Bernardo contratou a empresa Minerbo Fuchs Engenharia para fazer apuração dos serviços que precisam ser executados no Museu do Trabalho e do Trabalhador, no Centro, e que será transformado em Fábrica de Cultura.

A firma receberá R$ 118,9 mil por cinco meses de trabalho – o prazo pode ser prorrogado por igual período – e irá atuar juntamente com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), que já havia sido contratado anteriormente pela administração de Orlando Morando (PSDB) para analisar a edificação já construída no local. A Minerbo avaliará os serviços de mão de obra.

Idealizado pelo ex-prefeito Luiz Marinho (PT) para homenagear trabalhadores da cidade – em especial seu padrinho político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) –, o projeto começou a sair do papel em 2012, com previsão de entrega em 2013. Custaria R$ 18 milhões de recursos municipais e federais. Porém, nunca foi aberto.

Para piorar, foi alvo da Operação Hefesta, da PF (Polícia Federal) e do MPF (Ministério Público Federal), que apontaram existência de fraudes no processo de execução do projeto básico e da licitação para contratação da empreiteira Construções e Incorporações CEI. Secretários de Marinho chegaram a ser presos acusados de fraudar o certame – foram soltos na sequência. Marinho, ex-secretários e empresários são réus em duas ações movidas pelo MPF. Eles negam irregularidades.

Assim que assumiu a Prefeitura, em janeiro de 2017, Morando encaminhou ofício ao então governador Geraldo Alckmin (PSDB) para mudança de objeto da estrutura. Pediu e foi atendido no pleito para receber uma Fábrica de Cultura.

“A atual gestão da Prefeitura de São Bernardo sempre manifestou ser contra a construção de Museu do Trabalho no local e, por meio da Procuradoria-Geral, viabilizou esta ação como instrumento balizador, por conta das perícias que são realizadas. Formaliza assim toda a questão atual de estrutura do espaço”, diz o Paço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;