Turismo Titulo
Apaixonante França
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
10/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Pensou em romance, lembrou de Paris. Quem nunca sonhou ser pedido em casamento aos pés da Eiffel, ouvir uma declaração de amor durante cruzeiro pelo Sena com jantar dançante à luz de velas, trocar beijinhos na Pont Neuf ou passar a lua de mel em meio aos museus e restaurantes charmosérrimos da Cidade Luz? A capital é mesmo ícone do turismo a dois. Mas está longe de ser o único refúgio de pombinhos em solo francês.

A menos de uma hora de carro dali, o Vale do Loire também não deve ficar de fora do roteiro. Com a maior concentração de castelos do planeta - há mais de 100 entre Orléans e Angers -, a região abriga os cenários que todo conto de fadas gostaria de ter: aldeias charmosas, muralhas, pontes levadiças, jardins renascentistas, o mais caudaloso rio do país e gastronomia digna dos reis e artistas famosos que ali ergueram residência.

Não à toa, a região inspirou fábulas cheias de magia, como "A Bela Adormecida" e "As Aventuras de Tintin", e serviu de palco para grandes acontecimentos da história real. Foi na cidade de Orléans, por exemplo, que Joana D'Arc nasceu e derrotou os ingleses na Guerra dos 100 Anos, em 1429.

Trens partem diariamente de Paris com destino ao Loire e várias agências oferecem passeios de um dia. Mas a forma mais agradável de circular pelos vilarejos é de carro: são 130 quilômetros até a primeira cidade da região, Orléans, passando por vinhedos, campos floridos e tesouros arquitetônicos que enchem os olhos e a imaginação de muita gente.

A começar pelo Château Chenonceau. Construído sobre as águas do rio, é o castelo mais romântico do Vale do Loire e também o favorito das damas da corte. Em 1547, o rei Henrique II cedeu o prédio à amante, Diana de Poitiers, que transformou o local em uma espécie de parque de diversões para adultos, com terreno para caça, jardins renascentistas, quadras de jeu de pomme (esporte que deu origem ao tênis), bosque de pinheiros e bailes madrugada adentro. Muitos artistas pintavam Diana como a deusa grega da caça, despertando a ira da rainha Catarina de Médicis, que tomou o palácio da rival quando o marido morreu, em 1559. O château fica a 30 quilômetros de Tours, de onde saem quatro trens diários.

Outra opção é brindar os encantos do Loire a bordo de um balão, sobrevoando vinhedos, o majestoso rio e várias outras joias da arquitetura francesa, como os castelos de Amboise (onde jaz o gênio Leonardo Da Vinci), Chambord, Blois, Ussé, Azay-le Rideau e Chinon.

Na empresa Les Ballons de Loire, os preços partem de 150 euros (cerca de R$ 350) por pessoa, com direito a traslados e champanhe para brindar um dos passeios mais fascinantes do mundo. Voilá!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;