Cena Política Titulo
Na carona da vitória de Jair Bolsonaro
Por Raphael Rocha
Do dgabc.com.br
31/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Vereadores do Grande ABC já esperam buscar carona no fenômeno Jair Bolsonaro (PSL), presidente eleito do Brasil. Muitos se articulam para migrar ao PSL, outros se apressam a confeccionar título de cidadão ao capitão da reserva do Exército e há até quem viajou para encontrar com Bolsonaro no Rio de Janeiro. Um deles foi Sargento Lobo (SD), de Santo André, que percorreu as três etapas citadas. Nos corredores da Câmara, dizem que o vereador andreense sondou lideranças do PSL. Também já propôs a condecoração a Bolsonaro – mas não conseguiu aval dos demais parlamentares. Agora, divulga vídeo ao lado de Bolsonaro, durante sessão de autógrafos, no qual o presidente eleito fala sobre Santo André e cita seu nome. O movimento, dizem fontes que transitam nos gabinetes, é pensando em 2020.

Opinião
Ex-secretário de Obras de Mauá, Júnior Orosco (PDT) fez avaliação eleitoral do pleito e decidiu ir para cima de críticos. Falou que tem sido atacado por “fascistas de esquerda que não respeitam a opinião contrária”. “São playbozinhos de Iphone X que acham que são socialistas porque usam uma camiseta do Che Guevara”, disparou o pedetista, em meio a xingamentos. “Sorte ao novo presidente, Jair Bolsonaro. O senhor não era o que eu sonhava para o Brasil. Votei e apoiei o Ciro Gomes (PDT), o cara mais preparado para as mudanças que eu acredito. Mas torço 1.000% para que o novo presidente da República faça o melhor para o nosso povo, podendo unificar o País, respeitando a Constituição e promovendo o bem a todos os brasileiros.” Ele votou em Bolsonaro e Márcio França (PSB).

Reviravolta
A derrota acachapante no Grande ABC fez direções do PT na região colocarem as barbas de molho. Muitos ainda buscam digerir a expressiva votação de Jair Bolsonaro (PSL) em todas as sete cidades. E, curiosamente, esse fator ocasionou na ressurreição de lideranças do petismo que haviam sido condenadas à morte política em 2016, quando o PT perdeu todas as disputas por prefeituras no Grande ABC.

Propostas
Dois projetos de lei de autoria de vereadores chamaram atenção na Câmara de São Caetano. Proposto por César Oliva (PR), texto solicitava estímulo à gestão compartilhada de praças. Sem votos necessários, o parlamentar optou por pedir arquivamento da ideia. O outro, rubricado por Jander Lira (PP), proibia a aplicação de multas por avanço do semáforo entre 22h e 6h, desde que o veículo atravessasse o farol a, no máximo, 20 km/h. O projeto recebeu crivo inconstitucional e foi retirado por Jander.

Bateu, levou
O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), utilizou o Facebook para fazer sua análise eleitoral. Celebrou o fato de o governador Márcio França (PSB), seu candidato, ter vencido na cidade e alfinetou adversários. Porém, os comentários de internautas foram contrários ao verde, reclamando do governo de Lauro.

Tempo
O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), mandou recado a figuras do Paço que acompanham as especulações sobre possíveis mudanças no secretariado. Vai esperar o feriado prolongado de Finados para depois retomar as conversas sobre esse assunto.

Celebração
A Câmara de Santo André realiza sessão solene hoje, às 19h, para celebrar os 50 anos do prédio legislativo, situado na Praça 4º Centenário, no Centro. Antes de se instalar onde funciona até hoje, o Parlamento andreense funcionou em São Bernardo até 10 de outubro de 1937. Depois, mudou-se para Rua Coronel Alfredo Flaquer, 76 (até 1954), e para Rua Coronel Oliveira Lima, 252 (até 1968). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;