Política Titulo
Vereadores do DEM selam as pazes em Sto.André
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
02/05/2010 | 07:18
Compartilhar notícia


A bancada de vereadores do DEM na Câmara de Santo André, que não se acertava desde o início do mandato, parece que começa a se entender. Durante as sessões realizadas semana passada, o clima amistoso tomou conta de Luiz Carlos Pinheiro, o Pinheirinho, Geraldo da Silva, o Isqueiro e Evilásio dos Santos, o Bahia. Para concretizar a união, o trio até posou para foto abraçado.

O cenário, outrora inimaginável, é fruto da interferência da direção do partido para acalmar o ânimo dos vereadores, que priorizavam posições pessoais em detrimento da união partidária, e escancaravam o racha da legenda em falas no plenário e em declarações à imprensa.

Agora, no entanto, tudo mudou, graças à articulação do presidente municipal da sigla, Raimundo Salles e, principalmente, do vice, Wilson Bianchi, tido por Pinheirinho como o principal responsável pela mudança de comportamento dos integrantes do partido no Legislativo. "Ele nos fez entender que, unidos, somos muito mais fortes do que quando há vaidade", discorre o vice-presidente da Câmara.

Menos de um mês depois de chamar Pinheirinho de "covarde, cínico, mentiroso e incompetente", Isqueiro aproveita o momento de calmaria para cravar: "Somos amigos". O vereador, porém, diz ser contrário à pré-candidatura do colega a deputado federal. "Nós entramos na política agora, estamos em nosso primeiro mandato, e seria prematuro lançar esta candidatura."

Em nome da união, Isqueiro ameaçou deixar a liderança do partido (sua manutenção no posto pelo segundo ano consecutivo desagradou os outros dois democratas na Câmara), o que não se concretizou, segundo ele, "porque na hora ‘H' ninguém quis pegar a liderança."

Mesmo com o ambiente mais ameno, Pinheirinho reafirma que irá à Justiça contra as expressões utilizadas por Isqueiro recentemente. "Gosto dele, mas me deu uma pedrada que quase caí." Segundo o parlamentar, a decisão de processar o colega só não irá adiante se Isqueiro se retratar publicamente.

Com a reaproximação dos vereadores, fica a expectativa para qual será o posicionamento do trio em relação ao governo do prefeito Aidan Ravin (PTB). Atualmente Bahia e Isqueiro integram a base aliada, enquanto que Pinheirinho faz oposição ao Executivo.

Autor de críticas a Salles por ter mantido a liderança do DEM a Isqueiro, Bahia não retornou aos recados deixados pela reportagem em sua caixa-postal. Desde que o racha no partido foi deflagrado pelo Diário, em 12 de abril, o parlamentar adotou o silêncio e tem se mantido distante da imprensa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;