Internacional Titulo
Maior vulcao da Europa entra em erupçao
Do Diário do Grande ABC
01/06/2000 | 09:39
Compartilhar notícia


O Etna, o vulcao mais ativo da Europa, entrou em erupçao esta quinta-feira, lançando uma chuva de cinzas sobre a Catânia (Sicília), na Itália. Esta nova atividade ainda nao provocou vítimas ou danos materiais.

Jorros incandescentes de magma subiram a várias centenas de metros na cratera Sudoeste, enquanto uma enorme nuvem cinzenta se elevava a 2km de altura. A atividade vulcânica começou às 10h (05h de Brasília) e acabou 25 minutos mais tarde. Um rio de lava foi observado se dirigindo a uma área totalmente desabitada do Vale de Bove.

Segundo especialistas no local, a atividade registrada esta quinta-feira nao representa qualquer perigo para as áreas habitadas.

O Etna, o maior vulcao em atividade na Europa (3.200 m), nos arredores de Catânia, no Leste da Sicília, registra frequentemente pequenas erupçoes. Desde outubro do ano passado, o Etna registrou 59 atividades do tipo vulcânico.

A expulsao do último rio de lava ocorreu em dezembro de 1991, com o rio de lava chegando aos arredores da cidade de Zafferana, ao pé do Etna.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;