Setecidades Titulo Diário nos Bairros
Primeira edição do ano de ação social do Diário será em Diadema

Expectativa é a de que 500 munícipes sejam atendidos durante o evento no sábado

Por Juliana Stern
13/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A comunidade do Jardim das Nações, em Diadema, receberá, no sábado, a primeira ação de 2018 do Diário do Grande ABC nos Bairros, que entra no 13° ano do projeto. A edição será realizada na EE José Piaulino, localizada na Rua Moscou, das 9h às 15h e deve atender pelo menos 500 pessoas. 

Os moradores terão opções de lazer, assim como serviços de Saúde e de beleza gratuitos. A iniciativa percorrerá os sete municípios ao longo do ano. A Segunda cidade contemplada, em agosto, será São Caetano. 

A unidade de ensino de Diadema atende 350 alunos entre 6 e 14 anos. E, segundo a comunidade, devido à carência do bairro, com a falta de ofertas de lazer e serviços administrativos, a expectativa para o evento é alta. “Vai ter brinquedos, oficinas. Coisas diferentes para as crianças. Elas adoram. Não tem muito o que elas fazerem fora da escola por aqui”, diz a agente de organização escolar Risa Vaz Pereira.

Testes de glicemia e aferição da pressão arterial, além de avaliação odontológica também serão úteis, tendo em vista a dificuldade relatada por moradores para agendar consultas nos postos de Saúde do bairro. “Temos alunos com problemas de visão e de aprendizado e aconselhamos os pais para que procurem ajuda médica ou psicológica. Eles sempre voltam dizendo que não conseguem marcar nem a primeira consulta”, conta Risa. 

A oferta de cama elástica, brinquedo inflável e oficinas de basquete também deverá agradar, já que os pequenos têm quase nenhuma opção de lazer pelo bairro. “Tem o Parque do Paço, mas para chegar até lá tem de atravessar a avenida (Fábio Eduardo Ramos Esquível), o que é perigoso. Os meninos acabam não indo”, revela a agente escolar.

Para Claudia Zeber, coordenadora de marketing do Diário, a ideia do projeto é oferecer à comunidade um dia diferente e divertido. “Esperamos levar, além de informação, atendimento básico nas áreas de Saúde, lazer e cidadania à população de baixa renda, com alegria e prestação de serviços”, ressalta.

Acúmulo de entulho na porta de escola atrapalha a comunidade

Além dos problemas na Saúde pública e com a falta de áreas de lazer, a comunidade do Jardim das Nações sofre ainda com acúmulo de lixo e entulho pelas ruas do bairro. Na Rua Moscou, nas proximidades da EE José Piaulino, pedestres não sabem o que é caminhar pela calçada, tendo em vista que o passeio está tomado por lixo e restos de mobília. 

Segundo a diretora da instituição de ensino, Luciane do Carmo Melo Nieto, já foram enviados e-mails requisitando a limpeza da rua à Prefeitura. Equipe já esteve no local para retirar os descartes duas vezes. “Está horrível a situação. Parece cultural isso de jogar entulho na rua. Tem um ecoponto aqui perto, mas quem diz que as pessoas levam (os resíduos) até lá? A Prefeitura podia pelo menos colocar uma caçamba aqui”, observa. 

Procurada, a Prefeitura de Diadema não comentou o problema até o fechamento desta edição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;