Turismo Titulo
Belém: onde tudo começou
Por Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
29/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Entre os bairros de Lisboa, Belém merece capítulo à parte. Além de ser o ponto de partida e chegada das naus comandadas por Vasco da Gama, tudo lá remete à época dos descobrimentos.

A começar pela famosa Torre de Belém - cartão-postal por excelência, construído no século 16 em meio às águas do Rio Tejo - e, logo ao lado, o Padrão dos Descobrimentos, monumento bem mais recente (o original data de 1940) mas que também evoca as grandes navegações, celebrando os 500 anos da morte do infante D. Henrique, o patrono das viagens marítimas.

Bem em frente ao Padrão, vislumbra-se um dos mais exuberantes exemplares da arquitetura manuelina: o Mosteiro dos Jerônimos. Erguida pelo rei Manuel I em 1501 com os lucros do comércio de especiarias, a gigantesca construção guarda, na igreja de Santa Maria, os túmulos de Vasco da Gama e do poeta Luís Vaz de Camões, além dos restos mortais de Alexandre Herculano e Fernando Pessoa no claustro.

Ao lado, fica o Museu da Marinha, com mapas, astrolábios, armas, trajes e réplicas que mostram a evolução das embarcações a partir do século 15. Para mostrar que Belém também olha para o futuro, em 1990 o bairro ganhou o moderno CCB (Centro Cultural de Belém) como parte de um projeto de revitalização.

E antes de deixar Belém, ora pois, não poderia faltar uma parada no tradicionalíssimo Pastéis de Belém, café de 1870 que até hoje faz questão de preservar a sete-chaves a receita original do mais famoso doce de Lisboa, à base de farinha, açúcar, nata e, claro, ovos. Só três pessoas conhecem o segredo do pastel, que custa menos de R$ 1. E olha que não falta gente para tentar decifrá-lo: de acordo com a relações públicas do empreendimento, Maria Dulce Roque, o café vende de 10 mil a 40 mil pasteizinhos de belém por dia. Hajam ovos!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;