Cultura & Lazer Titulo
Na mira do Oscar: eleja seus favoritos
Por Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
06/02/2006 | 08:14
Compartilhar notícia


Oscar, Oscar, Oscar. O assunto não deixará a indústria cinematográfica em paz tão cedo, pelo menos não até 5 de março, data da cerimônia de premiação em Los Angeles. O próprio cronograma de distribuição está programado em função da láurea concedida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Indicados ao Oscar podem alardear "ahá, uhu! Fevereiro é nosso!". Duvida? Então, dê uma olhada na atual programação de cinema e nos próximos lançamentos na telona. Exatamente agora permanecem em cartaz, somente nas salas que o roteiro do Diário cobre, dez filmes com indicações ao prêmio – cinco em salas do Grande ABC. E até 5 de março, outros nove oscarizáveis têm previsão de estréia no circuito comercial.

Para principiar a conversa, uma triagem na programação da região, que abriga dois dos indicados às estatuetas de melhor filme e direção. O Segredo de Brokeback Mountain, a barbada do ano com oito nomeações, é um deles. Filme fundamental; portanto, assim que terminar esta leitura, vá até a página de cinemas e procure a sessão mais próxima. Não ouse ficar por fora do novo filme de Ang Lee, sobre um casal gay cuja paixão brota em meio a um gênero aparentemente árido para um relacionamento homossexual, o faroeste.

Depois do dever cumprido com Brokeback Mountain, consulte os horários de Munique, filme que reconduz Steven Spielberg ao Oscar, em cinco categorias, e borrifa querosene no incêndio étnico/religioso do Oriente Médio. Produção também em cartaz no Grande ABC, mas que não reivindica a mesma pressa para ser vista é o drama Memórias de uma Gueixa, com seis indicações de menor repercussão. Ainda na região, podem ser vistos os igualmente indicados As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa e Harry Potter e o Cálice de Fogo, em versões dubladas.

Já no circuito paulistano, expande-se a oferta de oscarizáveis, com destaque para Boa Noite, e Boa Sorte, a crônica descolorida de George Clooney sobre a perseguição a supostos comunistas nos anos 50, candidato a seis estatuetas. Já o pretensamente incisivo Crash – No Limite, uma análise de Paul Haggis da malha social norte-americana, volta a ser exibido em virtude das seis indicações que granjeou no Oscar. A capital é também palanque dos candidatos O Jardineiro Fiel, A Marcha dos Pingüins e Paradise Now.

Reforços – Se a programação já anda com ares de inchaço por estes dias, espere até o fim de março para, aí sim, reclamar do monopólio de oscarizáveis. Para a próxima sexta-feira está prevista a desova de outras três produções da fila. Johnny e June é a principal delas, ao recontar a trajetória do cantor country Johnny Cash e de sua companheira June e que é finalista em cinco categorias, a creditar as de melhor atriz (Reese Witherspoon) e melhor ator (Joaquin Phoenix). No mesmo dia estréiam o quatro vezes indicado Orgulho e Preconceito – destaque para atriz (Keira Knightley) – e Syriana – A Indústria do Petróleo, pelo qual George Clooney concorre como ator coadjuvante.

Outro lançamento futuro que merece atenção, mais até do que o Ponto Final de Woody Allen que estréia no dia 17, é Capote. Além de conter o provável melhor ator do ano, Philip Seymour Hoffman pela interpretação do escritor Truman Capote, o filme de Bennett Miller é candidato a melhor filme e diretor. Previsto para o dia 24, estréia acompanhado de Sra. Henderson Apresenta e do alemão Uma Mulher contra Hitler. Para concluir, em 3 de março outros dois filmes divisam a luz da projeção: Terra Fria, pelo qual Charlize Theron tenta sua segunda estatueta de atriz, e Ritmo de um Sonho.

E a lista de pretendentes ao Oscar estende-se até o DVD, suporte no qual já estão disponíveis Guerra dos Mundos, A Fantástica Fábrica de Chocolate, Batman Begins e Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith. Entre os futuros lançamentos consta A Luta pela Esperança, drama de Ron Howard sobre o boxeador James Braddock, com Russell Crowe e o indicado a coadjuvante Paul Giamatti no elenco, que conseguiu somente três indicações. Uma frustração face às apostas de seus produtores, que esperavam bem mais da nova parceira entre o diretor e o ator principal de Uma Mente Brilhante, dono do Oscar de melhor filme de 2002.

Confira os indicados:

Em cartaz

O Segredo de Brokeback Mountain

Oito indicações: filme, diretor, ator, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, roteiro adaptado, fotografia e trilha sonora

Boa Noite, e Boa Sorte

Seis indicações: filme, diretor, ator, roteiro original, direção de arte e fotografia

Memórias de uma Gueixa

Seis indicações: direção de arte, fotografia, som, edição de som, trilha sonora e figurino

Munique

Cinco indicações: filme, diretor, roteiro adaptado, trilha sonora e montagem

O Jardineiro Fiel

Quatro indicações: atriz coadjuvante, roteiro adaptado, trilha sonora e montagem

As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Três indicações: som, maquiagem e efeitos visuais

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Uma indicação: direção de arte

Crash – No Limite

Seis indicações: filme, diretor, ator coadjuvante, roteiro original, canção original e montagem

A Marcha dos Pingüins

Uma indicação: documentário

Paradise Now

Uma indicação: filme estrangeiro

10 de fevereiro

Johnny e June

Cinco indicações: ator, atriz, som, figurino e montagem

Orgulho e Preconceito

Quatro indicações: atriz, direção de arte, trilha sonora e figurino

Syriana – A Indústria do Petróleo

Duas indicações: ator coadjuvante e roteiro original

17 de fevereiro

Ponto final

Uma indicação: roteiro original

24 de fevereiro

Capote

Cinco indicações: filme, diretor, ator, atriz coadjuvante e roteiro adaptado

Sra. Henderson Apresenta

Duas indicações: atriz e figurino

Uma Mulher contra Hitler

Uma indicação: filme estrangeiro

3 de março

Ritmo de um Sonho

Duas indicações: ator e canção original

Terra Fria

Duas indicações: atriz e atriz coadjuvante

DVD

Guerra dos Mundos

Três indicações: som, edição de som e efeitos visuais

Batman Begins

Uma indicação: fotografia

A Fantástica Fábrica de Chocolate

Uma indicação: figurino

Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith

Uma indicação: maquiagem

Em breve

A Luta pela Esperança (lançamento dia 22)

Três indicações: ator coadjuvante, montagem e maquiagem

Wallace e Gromit – A Batalha dos Vegetais (lançamento em 1º de março)

Uma indicação: animação

Harry Potter e o Cálice de Fogo (lançamento em 23 de março)

Uma indicação: direção de arte

A Noiva-Cadáver (lançamento em abril)

Uma indicação: animação




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;