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Crianças aprendem sobre educação no trânsito

Projeto visa transformar estudantes de Santo André em multiplicadores para promover sistema viário mais seguro

Por Nelson Donato
Especial para o Diário
11/09/2016 | 07:00
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Claudinei Plaza/DGABC


Interpretação de placas, respeito às leis e rodas de conversa que estimulam a cidadania. É assim que cerca de 39 mil alunos das Emeiefs (Escolas Municipais de Ensino Infantil e Fundamental) de Santo André têm aprendido, no decorrer deste ano, como transformar o trânsito de seu bairro e cidade em um ambiente mais seguro.

Implantado no ano passado, ainda em caráter de teste, o Projeto Educação para a Mobilidade ganhou em 2016 um papel fundamental para crianças do município. A iniciativa promovida pela Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Educação e DET (Departamento de Engenharia e Tráfego), tem incluído na grade curricular do Ensino Fundamental 1 a aplicação de conteúdo voltado para conscientização do que deve ser praticado no sistema viário da cidade. A ideia do programa é informar os pequenos desde cedo.

“Trata-se de um projeto no qual se busca, além de ensinar as crianças do que é certo e errado dentro do trânsito, fazer deles multiplicadores. Hoje as crianças absorvem as informações muito rápido e, dessa maneira, buscam sempre repassá-las para seus parentes, o que pode ser muito positivo”, avalia o gerente de Educação para o Trânsito de Santo André, Luiz Fernando Belletato.

Por meio de aprendizados lúdicos como teatros, conversas e até circuito, as crianças realizam atividades na própria instituição de ensino e, neste mês, ganharam reforço. Em parceria com a Fundação Mapfre, um grupo de 1.030 alunos participou do projeto Na Pista Certa, sediado no espaço do Parque Regional da Criança, que fica no Parque Jaçatuba, em Santo André. Lá, as atividades são realizadas a fim de ensinar sobre a importância de seguir as leis e de respeitar os pedestres.

Na área reservada para a ação, é possível ver a concentração das crianças enquanto recebem as instruções. No teatrinho, elas acompanham, atentas, enquanto são dadas lições de cidadania. A maior diversão, porém, fica no circuito montado para os pequenos.

Antes de entrarem, eles são sabatinados e devem responder qual é o significado de cada placa de trânsito. Dentro das minivias, a molecada aprende a respeitar os limites de velocidade, as sinalizações e principalmente as pessoas que desejam atravessar a rua pela faixa de pedestres.

A professora Liliane Silva Costa acompanhou seus alunos durante a ação ocorrida na quinta-feira. A docente destaca a importância de tais iniciativas para que os futuros adultos sejam motoristas conscientes. “Infelizmente, eles nem sempre têm bons exemplos. As crianças dizem que veem seus pais ultrapassando o sinal vermelho e até mesmo andando sem cinto de segurança. Mas a verdade é que os pequenos ficaram muito empolgados para virem aqui e creio que vivenciar esta experiência prática será muito interessante.”

“Trabalhar em várias esferas com as crianças permite a formação de cidadãos conscientes, melhores. O retorno que temos delas é imediato, esta troca de ideias é muito importante. E, acima de tudo, sabemos que vão repassar o que aprenderam para os pais”, ressalta o educador Sebastião de Brito.

Depois de passar pelo circuito, os alunos mal conseguem conter a euforia. A estudante Eloa Lara de Lima, 9 anos, lista tudo o que lhe foi ensinado durante a ação. “Vi que não posso passar do limite de velocidade, tenho que obedecer as placas e esperar os pedestres atravessarem a rua. Se eu desrespeitar essas leis, eu posso levar multa. Mas quando eu estava andando de bicicleta, acabei passando um pouquinho do limite.”

A expectativa da Prefeitura é que em novembro seja realizado evento para finalizar a grade curricular do projeto. Na ocasião, instituições de ensino devem apresentar as atividades desenvolvidas ao longo do ano. 




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